Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Nadadores salvadores ficam nas praias de Matosinhos depois do verão

As praias de Matosinhos vão continuar a ter nadadores salvadores em funções depois de terminar o verão para garantir a segurança dos banhistas, divulgou hoje a autarquia que deu início a este projeto em 2008.

Nadadores salvadores ficam nas praias de Matosinhos depois do verão
Notícias ao Minuto

18:43 - 19/09/16 por Lusa

País Vereadores

"Este serviço, embora funcione todo o ano, assume especial importância durante os períodos em que, já fora da época balnear, as praias são procuradas pelos banhistas sem que seja assegurada a vigilância dos nadadores-salvadores", explicou à Lusa a vereadora da proteção civil da Câmara de Matosinhos, Lurdes Queirós.

O Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos (SSBM) nasceu em agosto de 2008 como um serviço "inovador e único no país" prestado à comunidade pela câmara, em parceria com a Autoridade Marítima através do Instituto de Socorros a Náufragos, refere a autarquia em nota enviada à Lusa.

A finalidade foi responder de forma integrada a um "conceito moderno de praia, onde se torna cada vez mais difícil fazer a distinção entre praia vigiada e não vigiada, começando os próprios frequentadores destes espaços a ter uma visão da praia não só como o comum espaço para "apanhar banhos de sol e dar uns mergulhos", mas também como um espaço privilegiado para a prática desportiva, para atividades culturais, sociais e de lazer".

Através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Câmara de Matosinhos procura assim "garantir melhores condições de segurança nas praias que não têm vigilância durante todo o ano".

"O que caracteriza este sistema é o facto de ter um modelo inovador para o apoio e salvamento nas zonas não concessionadas durante a época balnear e extensivo a todas as praias fora da época balnear", explica a autarquia.

Os cinco nadadores salvadores ao serviço do SSBM são apoiados por duas moto4 adaptadas para salvamento balnear, uma carrinha 'pickup' adaptada e uma mota de água para intervenção rápida.

No primeiro ano, em que contou com seis elementos, o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos permitiu responder a 36 ocorrências, incluindo seis salvamentos de mar e 18 primeiros socorros.

Os dados disponíveis já deste ano indicam 55 ocorrências resolvidas pelo SSBM, cinco das quais salvamentos de mar, 30 primeiros socorros, 13 ações de prevenção e três operações de buscas.

Desde que foi criado, e segundo os dados disponibilizados pela autarquia, o SSBM já permitiu responder a 887 ocorrências, das quais 191 salvamentos de mar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório