Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara de disponível para pagar professor e evitar turma mista

O presidente da Câmara de Vieira do Minho manifestou hoje a disponibilidade do município para financiar a contratação de mais um professor para a EB1 de Rossas, evitando assim a constituição de uma turma mista, contestada pelos pais.

Câmara de disponível para pagar professor e evitar turma mista
Notícias ao Minuto

14:56 - 19/09/16 por Lusa

País Vieira do Minho

"Se o problema é o pagamento a mais um professor, o município assume esse encargo. É só o Ministério da Educação concordar", disse António Cardoso à Lusa.

Contactado pela Lusa, o Ministério da Educação (ME) escusou-se a comentar esta disponibilidade do município de Vieira do Minho.

Os pais da EB1 de Rossas contestam a constituição de uma turma mista, com 11 alunos do 1.º ano e 15 do 2.º, e já promoveram duas manifestações.

Na sexta-feira, fecharam aquela EB1 a cadeado e hoje promoveram idêntico protesto na escola sede do agrupamento.

Garantem que os protestos vão continuar enquanto o ME não extinguir a turma mista, a exemplo do que dizem ter acontecido nos vizinhos concelhos de Vila Verde e Fafe.

Na resposta à Lusa, o ME contrapõe que "avançar com situações de excecionalidade seria criar focos de desigualdade entre situações semelhantes, o que não aconteceu em quaisquer casos".

"A gestão da rede escolar exige uma leitura casuística das realidades locais, que foi feita, o que não colide com a necessidade de garantir a equidade territorial", acrescenta o ministério.

Explica ainda que na EB1 de Rossas foi criada uma turma mista com alunos dos 1.º e 2.º anos "já que num e noutro ano o número de alunos é inferior ao necessário para formação de turma".

Entretanto, os alunos de Rossas continuam sem ir às aulas e os pais já admitiram a realização, na terça-feira, de uma "megamanifestação" frente à Direção Regional de Serviços de Educação do Norte, no Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório