Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Encontro sobre Investigação e desenvolvimento do Atlântico em Bruxelas

O desenvolvimento de uma agenda internacional de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para o Atlântico é o tema de um encontro que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) promove hoje em Bruxelas, informou a Fundação.

Encontro sobre Investigação e desenvolvimento do Atlântico em Bruxelas
Notícias ao Minuto

07:47 - 19/09/16 por Lusa

País FCT

O comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o secretário Regional dos Açores para a área do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, o presidente da FCT, Paulo Ferrão, e a secretária de Estado para a Ciência e Inovação em Espanha, Cármen Vela, contam-se entre os participantes no encontro, segundo uma nota da FCT.

Investigadores e empresários portugueses, dirigentes da Comissão Europeia, de Estados-membros e elementos da Agência Espacial Europeia (ESA) contam-se entre os perto de 100 participantes do encontro, acrescenta a nota.

Trata-se da 6.ª oficina internacional sobre o desenvolvimento de uma agenda de investigação e desenvolvimento para o Atlântico, centrada nos Açores e destinada a fomentar formas de cooperação científica e tecnológica norte-sul e transatlântica, incluindo a integração de atividades de I&D e desenvolvimento empresarial nas áreas do clima, alterações climáticas, terra, espaço e oceanos.

Intitulado "Atlantic Interactions: Climate Change and Energy, Space and Oceans", o encontro decorre a partir das 14:00 locais (13:00 de Lisboa), na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas.

A criação do centro internacional de investigação nos Açores, no âmbito de uma plataforma internacional de cooperação norte-sul dedicada a atividades de I&D e desenvolvimento empresarial nas áreas do clima, alterações climáticas, terra, espaço e oceanos, é outro dos temas da agenda do encontro.

Iniciativas similares estão previstas para novembro e dezembro, no Brasil, Marrocos e Estados Unidos da América, conclui a Fundação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório