Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mayor lusodescendente incentiva portugueses a irem para Winnipeg Beach

O 'mayor' lusodescendente de Winnipeg Beach está a incentivar os portugueses a mudarem-se para esta vila localizada no centro do Canadá, destacando como vantagem o preço acessível das casas.

Mayor lusodescendente incentiva portugueses a irem para Winnipeg Beach
Notícias ao Minuto

09:22 - 17/09/16 por Lusa

País Canadá

"Estou a encorajar os portugueses a viverem e a mudarem-se para Winnipeg Beach, porque criam um bom ambiente, é uma comunidade calma", afirmou à agência Lusa Tony Pimentel, de 54 anos, que reside na vila há 25 anos.

O autarca destacou que a acessibilidade no preço das casas é uma das vantagens, comparativamente com os grandes centros urbanos, com preços médios de 125 mil dólares canadianos (85 mil euros).

Filho de emigrantes de Rabo de Peixe (Açores), Tony Pimentel já é presidente da Câmara Municipal de Winnipeg Beach há seis anos, após uma experiência como vereador da autarquia entre 2001 a 2005.

O autarca referiu que os canadianos consideram os portugueses de "bons trabalhadores, honestos e verdadeiros amigos".

"Os portugueses vieram para cá à procura de um pouco de Portugal. Muitos deles estão bem integrados na comunidade canadiana, tendo um papel importante no estrato social, desde professores, passando por cozinheiros a empresários a trabalhadores da construção", acrescentou.

A comunidade portuguesa que em Winnipeg Beach não passa despercebida pois é possível identificar as suas residências, diferenciando-se das outras, com os arranjos nos jardins e nos quintais.

"É típico da cultura portuguesa os quintais e jardins bem arranjados. Depois convidam sempre os vizinhos para os 'petiscos', dão-lhes a conhecer o chouriço, a morcela, a sardinha e a bifana", salientou o 'mayor'.

O presidente da Câmara Municipal de Winnipeg Beach também está a promover junto dos canadianos o turismo em Portugal.

"Há quatro anos levei ao Algarve, durante três semanas, dez canadianos que ficaram apaixonados por Portugal. Desde então já lá voltaram mais três vezes", salientou.

Tony Pimentel é também funcionário público da empresa elétrica municipal e de gás natural 'Manitoba Hydro'.

"Candidatei-me há seis anos porque adoro a minha comunidade e as políticas praticadas pelos autarcas não iam ao encontro das necessidades da população", explicou.

Os primeiros portugueses estabeleceram-se em Winnipeg Beach no início da década de 1970, com a família de Tony Pimental a adquirir uma casa de campo em 1974.

Winnipeg Beach é uma vila com 116 anos. Tem atualmente 1.011 residentes fixos, número que triplica durante o verão. As principais comunidades são a islandesa, ucraniana, portuguesa e a italiana.

A autarquia tem um orçamento anual de 1,5 milhões de dólares canadianos e recebe por ano, de maio a outubro, cerca de um milhão de turistas, sendo esta a sua principal atividade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório