Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Investigador da FCT recebe bolsa europeia de 1,5 milhões de euros

O docente e investigador da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa Pedro Barquinha vai receber uma bolsa de 1,5 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC), foi hoje anunciado.

Investigador da FCT recebe bolsa europeia de 1,5 milhões de euros
Notícias ao Minuto

19:17 - 16/09/16 por Lusa

País Universidades

Em comunicado, a FCT da Universidade Nova de Lisboa adianta que a bolsa de 1,5 milhões de euros é para um período de cinco anos.

Segundo a Universidade Nova de Lisboa, o projeto contemplado pelo financiamento pretende "criar superfícies flexíveis e transparentes verdadeiramente inteligentes, com capacidade de processamento de informação e auto-alimentadas", usando para ser feito "nanocircuitos baseados em nanofios de óxidos multicompostos, partindo de materiais sustentáveis e recicláveis, com processamento a baixa temperatura e compatível com produção em larga escala.

O projeto de Pedro Barquinha, denominado "Trend", abrange variadas áreas da ciência e da engenharia, desde os materiais, passando pela química, física até à eletrónica, e o seu desenvolvimento potenciará fascinantes produtos em áreas como a eletrónica de consumo ou mesmo "wearables" para aplicações médicas.

A bolsa do Centro Europeu de Investigação destina-se a encorajar os mais promissores jovens investigadores a nível europeu na construção da sua carreira e independência científica.

Esta é a sexta bolsa do ERC atribuída a um docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa.

Formado em Engenharia de Materiais, Pedro Barquinha é atualmente investigador e professor auxiliar do departamento de ciência dos materiais e investigador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório