Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Aeroporto do Porto recebeu 25 mil turistas na loja interativa em agosto

O Turismo do Porto e Norte de Portugal anunciou hoje que a loja do Aeroporto Sá Carneiro recebeu cerca de 25 mil turistas em agosto, um aumento de 5% relativamente ao mesmo período de 2015.

Aeroporto do Porto recebeu 25 mil turistas na loja interativa em agosto
Notícias ao Minuto

13:22 - 16/09/16 por Lusa

País Turismo

"Foram atendidos cerca de 25 mil turistas em agosto de 2016 na loja interativa do Aeroporto Sá Carneiro", um número que aumentou 5% em relação aos turistas registados no período homólogo de 2015, indicam os dados da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) a que a Lusa teve hoje acesso.

Dos eventos que mais motivaram a vinda à região de turistas estrangeiros e nacionais ao Norte de Portugal destacam-se os jogos de futebol (designadamente FC Porto-Roma e Arouca-Olympiacos) e os festivais de música NeoPop, em Viana do Castelo, Paredes de Coura e Vilar de Mouros (Viana do Castelo), refere a TPNP.

Os 'short breaks' (pequenas pausas), o 'touring cultural' (turismo cultural), eventos e gastronomia e vinhos continuam a "liderar a procura pelo território", mas verificou-se um aumento de 15% da procura no turismo religioso em relação a 2015, assim como um crescimento de 11% no turismo náutico e de 8% no turismo de natureza, referem os dados da entidade regional.

A TPNP também anunciou hoje que a Porto Welcome Center, a mais recente loja interativa daquela instituição, situada na Baixa do Porto, na Praça das Cardosas, recebeu em agosto passado uma média de "cerca de 500 turistas por dia".

Com os dados anunciados hoje e o aumento de dormidas em 15% no mês de julho passado (3,5 milhões), o presidente da TPNP, Melchior Moreira, está convicto que, "no geral de junho, julho e agosto", este ano vai ser "um dos melhores verões de sempre para a região Porto e Norte", considerando que o Norte de Portugal se tornou "indiscutivelmente num destino de férias de verão".

Dados hoje publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) colocam a região no topo em itens como o das dormidas, mas também indicam que o Porto e Norte foi o destino continental em julho com maior crescimento nos proveitos totais e de aposento, registando 38,5 milhões de euros, mais 23,8% que em 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório