Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Cimeira da Saúde diz que Coimbra abre novos caminhos na investigação

O presidente da Cimeira Mundial de Saúde disse hoje que a inclusão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) na Aliança M8 -- o G8 da Saúde - pode ser uma porta aberta para os países de língua portuguesa.

Cimeira da Saúde diz que Coimbra abre novos caminhos na investigação
Notícias ao Minuto

21:28 - 14/09/16 por Lusa

País Presidentes

Na sua primeira visita a Coimbra, o alemão Detlev Ganten mostrou-se "muito impressionado" e disse que o CHUC "será um membro importante e ativo" da rede que promove a investigação transnacional.

Portugal, representado pelo consórcio Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Universidade de Coimbra (UC), foi admitido em 2015 na Aliança M8 - o G8 da Saúde, que tem como missão principal a melhoria da saúde global.

"Coimbra é uma cidade de conhecimento, bem posicionada a nível nacional em termos de saúde e que difunde para o Brasil, América do Sul e território espanhol", disse Detlev Ganten, salientando que Portugal "tem também um papel importante na África e na Ásia".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Aliança M8 frisou que tem "grandes expectativas em relação a Coimbra, que tem uma boa rede e experiência, que não tinha antes", considerando que "as contribuições podem ser boas".

"Em relação à rede internacional, Coimbra é uma importante contribuição. Nós, na Aliança M8, estamos concentrados na Europa, Japão e América do Norte, que têm um papel importante, mas Coimbra abriu um caminho novo", sublinhou.

Para José Martins Nunes, presidente do conselho de administração do CHUC, "a presença em Coimbra de Detlev Ganten significa os aspetos reputacionais da academia e do hospital".

"A integração do 'Consórcio da Universidade de Coimbra e CHUC' na M8 Alliance, organização que integra centros académicos hospitalares e academias das mais prestigiadas do mundo, assim como a sua participação na Cimeira Mundial de Saúde, representa para Coimbra uma diferenciação prestigiante", sublinha.

Segundo Martins Nunes, esta visita traduz o "reconhecimento do empenho e da qualidade na participação de Coimbra no quadro da M8 Alliance e da Cimeira Mundial de Saúde e traduz um passo de grande sucesso na estratégia da internacionalização, que o consórcio Universidade/CHUC vem desenvolvendo na área da saúde".

Além da visita à Universidade de Coimbra e da reunião com o reitor, o presidente da Aliança M8 reuniu hoje com o diretor clínico dos CHUC e com os responsáveis dos seus 14 centros de referência, na maioria dos casos para prepararem as candidaturas a Centros de Referência Europeus, e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O presidente da M8 Alliance e da Cimeira Mundial de Saúde participa na quinta-feira, em Coimbra, nas comemorações do 37 anos do Serviço Nacional de Saúde, numa conferência em que vai abordar o tema "A Saúde Global e o Mundo".

As comemorações do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e da Administração Regional de Saúde do Centro têm como tema "O Serviço Nacional de Saúde e o resgate da dignidade" e incluem uma homenagem ao advogado António Arnaut, que foi o autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório