Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Governo avança com obras no IC1 assim que troço passe para o Estado

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, prometeu hoje lançar o concurso para a requalificação do troço do Itinerário Complementar (IC) 1 entre Grândola e Alcácer do Sal, assim que concluir a negociação com a concessionária.

Governo avança com obras no IC1 assim que troço passe para o Estado
Notícias ao Minuto

12:42 - 14/09/16 por Lusa

País Grândola

Em audição no Parlamento, questionado pelo deputado do Bloco de Esquerda Heitor de Sousa sobre o arranque da intervenção naquele troço do IC1, no distrito de Setúbal, o governante explicou que primeiro tem que ser concluída a negociação da Parceria Público Privada (PPP) para o Governo poder avançar com a requalificação.

"Assim que as condições estiverem reunidas lançaremos o concurso de imediato", declarou Pedro Marques, reconhecendo a urgência da intervenção no troço entre Grândola e Alcácer do Sal.

O ministro das Infraestruturas explicou que, "ao contrário da propaganda do governo anterior", a renegociação desta PPP "não ficou concluída do ponto de vista do sindicato bancário".

"Estamos a tentar concluí-la, porque estávamos muito longe de concluir a renegociação desta PPP", disse, adiantando que o objetivo é retirar este troço da concessão Baixo Alentejo para ficar sob a gestão do Estado, através da Infraestruturas de Portugal (IP).

Ainda assim, o governante não fez qualquer previsão para o fecho desta renegociação e subsequente lançamento do concurso pela IP, que representa um investimento de seis milhões de euros.

"Não corro o risco de lhe dar um prazo, porque não sei se depois da renegociação, a requalificação está ou não sujeita a visto do Tribunal de Contas", declarou o governante, depois da deputada Heloísa Apolónia ter insistido sobre a inclusão de verbas no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).

Na semana passada, após a morte de duas pessoas num acidente rodoviário no IC1, em Alcácer do Sal, autarcas e utentes subiram o tom dos apelos ao Governo para incluir no Orçamento do Estado para 2017 a obra de requalificação da estrada entre Alcácer do Sal e Grândola, troço com 21 quilómetros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório