Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Incêndio na Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de floresta

O incêndio que lavrou esta semana no concelho da Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de diferentes povoamentos florestais, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, José Brito.

Incêndio na Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de floresta
Notícias ao Minuto

12:35 - 14/09/16 por Lusa

País Coimbra

As áreas ardidas integravam "sobretudo povoamentos de pinheiro e eucalipto", além de zonas com matos diversos, adiantou José Brito.

O montante dos prejuízos causados pelo fogo, que deflagrou na segunda-feira, próximo da aldeia de Soeirinho, freguesia e concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, ainda está a ser calculado pelos serviços da autarquia.

Em média, os pinhais devastados pelo fogo tinham cerca de 20 anos, enquanto a idade dos eucaliptais oscilaria entre sete e dez anos, segundo o presidente da Câmara.

"A povoação de Praçais foi a mais ameaçada, mas os bombeiros conseguiram evitar que fosse atingida", disse, frisando que o incêndio não afetou habitações, nem causou acidentes pessoais.

Além de um elevado número de parcelas particulares de floresta que foram queimadas, entre as 12:00 de segunda-feira e a madrugada de terça-feira, o incêndio destruiu uma extensão significativa dos baldios de Cabelos e Soeirinho e "uma pequena parte" da propriedade comunitária da freguesia do Cabril.

A chuva que caiu, na madrugada de terça-feira, "ajudou muito" os operacionais no terreno, num momento em que "o incêndio já estava dominado", afirmou José Brito.

"Poupou-se muito trabalho de rescaldo e vigilância", sublinhou o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra.

Este município, na sub-região do Pinhal Interior Norte, tem cerca de 4.500 habitantes e estende-se por uma zona montanhosa com uma área de 396,46 km2.

Nas últimas décadas, Pampilhosa da Serra tem sido um dos concelhos do país mais fustigados pelos incêndios, um problema agravado pelo êxodo rural, que remonta ao período entre as duas guerras mundiais do século XX.

A quebra do número de residentes atingiu os dois terços, em 2011, tendo descido desde 1930 de 13.450 para 4.480 habitantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório