Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Concelho de Barrancos, em Beja, com risco muito elevado de incêndio

O concelho de Barrancos, distrito de Beja, apresenta hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Concelho de Barrancos, em Beja, com risco muito elevado de incêndio
Notícias ao Minuto

06:23 - 14/09/16 por Lusa

País IPMA

O instituto colocou também nove concelhos dos distritos de Guarda, Portalegre, Évora e Faro em risco moderado.

Quanto à Madeira, o instituto colocou os concelhos de Santa Cruz, Machico e Caniço em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente muito nublado, apresentando-se temporariamente pouco nublado na região sul durante a manhã, aguaceiros nas regiões norte e centro, em especial no litoral, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte nas terras altas e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

Na Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros, em geral fracos, nas vertentes norte e nas zonas montanhosas, vento moderado de nordeste e pequena descida de temperatura.

Para os Açores a previsão aponta para céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva fraca ou chuvisco durante a madrugada e manhã e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora, rodando para norte e tornando-se fraco a bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 15 e 21 graus Celsius, no Porto entre 19 e 22, em Vila Real entre 08 e 18, em Viseu entre 07 e 18, em Bragança entre 07 e 17, na Guarda entre 07 e 14, em Coimbra entre 12 e 19, em Castelo Branco entre 10 e 21, em Santarém entre 13 e 23, em Évora e Beja entre 12 e 22, em Faro entre 15 e 24, no Funchal entre 20 e 24, em Ponta Delgada entre 19 e 26, na Horta entre 19 e 25 e em Ponta Delgada entre 21 e 24.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório