Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PCP quer manuais gratuitos para todo o 1.º ciclo no próximo ano letivo

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa, disse hoje que o partido vai bater-se para que os manuais escolares em todo o 1.º ciclo sejam gratuitos já no ano letivo 2017/2018.

PCP quer manuais gratuitos para todo o 1.º ciclo no próximo ano letivo
Notícias ao Minuto

18:53 - 13/09/16 por Lusa

País Jerónimo de Sousa

"Estamos a apostar no futuro. Estamos a apostar nas nossas crianças, na sua evolução, na sua aprendizagem", sustentou o líder comunista, que falava numa sessão pública dedicada à gratuitidade dos manuais escolares e realizada hoje à tarde no Seixal.

O PCP, insistiu o seu secretário-geral, "continuará a bater-se pela progressiva gratuitidade dos manuais", depois de este ano ter conseguido que o parlamento aprovasse uma proposta para manuais escolares gratuitos para os alunos do 1.º ano do 1.º ciclo.

De acordo com as contas comunistas, o alargar da gratuitidade dos manuais a todo o primeiro ciclo incorpora um custo de 14 milhões de euros.

Sobre este montante, Jerónimo disse ser necessário avaliar se o mesmo representa um "custo" ou um "investimento".

"Estamos a ter um custo ou a fazer um investimento? É esta reflexão que temos de fazer. Nós consideramos que é um investimento", realçou o líder comunista, falando perante dezenas de interessados no tema.

E concretizou: "Defendemos a gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino obrigatório. São um instrumento fundamental para a aprendizagem. É importante travar esta batalha e, por isso, o PCP continuará a bater-se pela progressiva gratuitidade dos manuais escolares".

A "batalha" pela gratuitidade dos manuais durante o ensino obrigatório continuará na agenda dos comunistas, insistiu Jerónimo de Sousa, que reconheceu que "o andamento" nesta matéria pode não ser de um ano para o outro, mas com "passos para a frente" o PCP assevera a defesa dos jovens e das crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório