Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Burlas: Não confie "cegamente" em alguém só por estar bem vestido

As burlas continuam a ter um forte impacto nas pessoas mais idosas.

Burlas: Não confie "cegamente" em alguém só por estar bem vestido
Notícias ao Minuto

18:54 - 13/09/16 por Notícias Ao Minuto

País PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) aproveitou o facto de ter recebido uma denúncia de uma burla em Vale das Flores (Coimbra), para voltar a aconselhar os cidadãos de forma a não cairem na conversa do burlão.

A PSP realça que as burlas continuam a ter um forte impacto nas pessoas com idades mais avançadas, apresentando-se os burlões como familiares ou conhecidos, para ganhar a confiança das vítimas.

Conta a polícia de Coimbra que na passada segunda-feira, pelas 12H00, recebeu a denúncia por parte do lesado, um senhor de 70 anos residente na zona de Cernache que informou ter sido vítima de uma burla.

A vítima referiu que, enquanto colocava as compras no interior do porta-bagagens do seu automóvel, estacionado no parque de uma superfície comercial na zona do Vale das Flores, foi abordado por um indivíduo que o cumprimentou e iniciou com ele um diálogo no sentido de conquistar alguma confiança.

O alegado burlão informou que tinha na sua posse alguns artigos de luxo (relógios e perfumes), pedindo que os guardasse subtilmente na sua viatura, com o intuito de os vender. Não desconfiando, a vítima procedeu ao levantamento de uma determinada quantia monetária e entregou ao suspeito em troca dos produtos. Posteriormente, a vítima constatou que os artigos não correspondiam ao valor entregue.

Neste contexto, a PSP aproveitou para deixar alguns conselhos úteis. Entre eles, "nunca confiar cegamente em alguém, apenas por se apresentar de forma convincente e bem vestido", ou "quando o interlocutor lhe é desconhecido, tente memorizar os seus traços físicos e indumentária".

"Quando é abordado numa situação como a descrita tente chamar alguém conhecido para junto de si". E ainda, "quando estiver na dúvida não hesite em contactar a força policial da área", aconselha esta autoridade. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório