Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Projeto promove alimentação saudável e ensina famílias portuguesas

Universidade do Porto, União das Misericórdias Portuguesas e Universidade de Oslo são as grandes promotoras do projeto.

Projeto promove alimentação saudável e ensina famílias portuguesas
Notícias ao Minuto

09:09 - 18/09/16 por Inês André de Figueiredo

País Nutrição

Projeto inovador ‘Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender’ é apresentado esta manhã e pretende promover a “literacia nutricional”. Trata-se da segunda fase de uma parceria entre a Universidade do Porto, a União das Misericórdias Portuguesas e a Universidade de Oslo que quer usar jogos e uma rede social para “aumentar a literacia nutricional das famílias portuguesas”.

Este lançamento será no Centro João Paulo II, em Fátima, e haverá um “almoço saudável”, preparado pelo Chef Hélio Loureiro e com receitas vencedoras apresentadas pelas famílias que participaram na primeira fase.

O projeto insere-se nas ‘Iniciativas em Saúde Pública’, gerido pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), com o apoio do Serviço Nacional de Saúde, e conta com a participação de “pais, crianças do ensino pré-escolar e educadores de infância.

“O Nutriciência desafia as famílias envolvidas a aprenderem sobre alimentação e nutrição, através da realização de jogos e desafios numa rede social para partilha de informação nutricional e de um concurso televisivo de culinária, que visa premiar as receitas mais saudáveis propostas pelas famílias participantes no projeto”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

José Azevedo, professor as Faculdade de Letras da Universidade do Porto, explica que o objetivo do projeto “é que as pessoas se divirtam enquanto descobrem novas curiosidades sobre alimentação e os benefícios da prática de uma alimentação saudável”.

“Até ao momento, o projeto Nutriciência contou com a participação de cerca de 700 famílias portuguesas e mais de 200 educadores de infância, que integram os equipamentos das Misericórdias portuguesas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório