Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Após incêndios, associação alerta para erosão e degradação do solo

Associação alerta para o que pode acontecer após a época de incêndios que assolou o país.

Após incêndios, associação alerta para erosão e degradação do solo
Notícias ao Minuto

17:23 - 12/09/16 por Inês André de Figueiredo

País Comunicado

A ZERO, Associação de Sistema Terrestre Sustentável, antecipou a chegada da precipitação – prevista já para esta terça-feira – e, no rescaldo dos incêndios, alertou as “autoridades para a necessidade de se atuar de forma planeada e concertadamente”.

Em causa estão “processos erosivos, a degradação do solo e a poluição da água, em particular nas áreas classificadas e nas massas de água superficiais que são utilizadas para abastecimento de água potável às populações”, pode ler-se no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Assim, a associação pede que seja feito um “diagnóstico da situação no terreno para a avaliação preliminar dos impactes e identificar as zonas mais vulneráveis”.

“Estas atuações, que podem e devem também prevenir derrocadas e deslizamentos de terras causadoras de danos em pessoas e bens, podem e devem contar com a participação das equipas de sapadores florestais e a colaboração de técnicos especializados em engenharia natural”, explica a associação, acrescentando que poderá ser necessário apoiar a regeneração da vegetação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório