Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Hoje é dia de regressar à escola. Como o fazer em segurança

Dicas são da Prevenção Rodoviária Portuguesa.

Hoje é dia de regressar à escola. Como o fazer em segurança
Notícias ao Minuto

06:20 - 15/09/16 por Andrea Pinto

País Prevenção

Esta quinta-feira, centenas de alunos dão início a mais um ano escolar. E porque a segurança das crianças e jovens é sempre uma preocupação dos pais, a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) decidiu lançar alguns conselhos a adotar por pais e alunos no seu caminho para a escola, seja de carro, a pé ou de autocarro.

Assim, para os que vão de carro até à escola, lembrem-se sempre de entrar e sair da viatura pelo lado do passeio, para evitar possíveis atropelamentos. Para quem está ao volante, cuidado quando faz manobras junto às instituições de ensino pois muitas vezes as crianças não são visíveis pelos espelhos dos veículos.

O cinto é sempre um importante elemento a ter em conta. Nunca viaje com crianças sem que tenham o cinto posto e garanta que estas vão nos bancos traseiros e do lado contrário ao da faixa de rodagem. 

Aos que garantem o acesso aos alunos à escola através de transporte coletivo, devem garantir a presença de um vigilante que zele pela segurança das crianças. Este deve “utilizar colete retrorrefletor e raquete de sinalização vermelha para acompanhar as crianças no atravessamento da rua”, pode ler-se no comunicado da PRP.

Por fim, e talvez a situação que mais preocupa os pais, a segurança dos filhos quando vão para a escola pelo seu próprio pé. Nestes casos, os cuidados devem ser redobrados, sobretudo nos conselhos que os pais e educadores devem dar às crianças.

Assim, e porque nunca é demais relembrar, devemos caminhar sempre do lado de dentro dos passeios, caminhar sempre de frente para os veículos, o mais afastado possível da faixa de rodagem; atravessar a rua na passadeira e parar sempre antes de atravessar, olhando para os dois lados. Em zonas com sinalética, atravessar sempre só com a luz verde e na ausência de passadeiras escolher um sítio com boa visibilidade para ambos os lados de forma a verem e a serem vistos pelos condutores

E nunca esquecer: “Ao atravessar entre veículos estacionados na faixa de rodagem, parar no limite entre os veículos estacionados, olhar à esquerda, direita, esquerda e certificar-se que os condutores de ambos os lados lhes estão a ceder passagem”.

Com estes conselhos, garanta que os seus filhos chegam à escola de forma segura, deixando-os com apenas uma preocupação: empenharem-se nos estudos e na sua educação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório