Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Feira de S. Mateus em Viseu atingiu recorde de um milhão de visitantes

A Feira de S. Mateus, que teve início a 05 de agosto e terminou no domingo, em Viseu, atingiu um milhão de visitantes, um número recorde desde que o certame dispõe de contagens mecânicas e eletrónicas.

Feira de S. Mateus em Viseu atingiu recorde de um milhão de visitantes
Notícias ao Minuto

10:15 - 12/09/16 por Lusa

País Autarquia

Para a autarquia e para a Viseu Marca, a 624.ª edição da Feira de S. Mateus foi "um êxito notável".

"Com este registo, a feira alcança um marco na sua história", referiu o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, acrescentando que "esta poderá tornar-se uma edição lendária".

Na opinião do autarca, o milhão de visitas é "um prémio da aposta estratégica" assumida ao nível da "revitalização e modernização da mais antiga feira franca viva e traduz o estatuto de certame popular histórico de excelência" em termos nacionais.

A secular feira encontra-se também numa fase de "plena autossustentabilidade", pagando-se a si própria e gerando "riqueza e emprego no concelho e na região", acrescentou.

O "salto qualitativo e a criatividade" na organização e na programação são também apontados a esta edição do certame, que foi organizado pela Viseu Marca.

"O segredo deste sucesso reside numa revitalização e num cuidado de 'A a Z'", explicou o gestor da feira e da Viseu Marca, Jorge Sobrado.

No entender do presidente da Viseu Marca, João Cotta, "a feira reencontrou plenamente a sua 'idade de ouro' e projetou-se no futuro", tendo hoje "melhores condições para a internacionalização".

No que respeita aos dias de entrada gratuita, aquele que teve maior afluência de público foi o 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude - com 55 mil entradas -, quando subiu ao palco o cantor Agir.

O Dia de Viriato, a 28 de agosto, alcançou quase 40 mil visitantes, e o Dia da Enguia e do Concurso dos Vestidos de Chita, a 04 de setembro, 34 mil.

Já David Carreira e Diogo Piçarra tiveram as maiores afluências dos dias de entrada paga, com 27 mil visitantes em cada um deles, enquanto na noite de Mariza se deslocaram à feira 24 mil pessoas.

"A organização partilha um sentimento de missão cumprida e de renovação histórica, ao mesmo tempo que leva da experiência dezenas de lições para a próxima edição do evento", referiu Jorge Sobrado, considerando que foi cumprida a promessa do slogan "é de feirar por mais".

A 625.ª edição da Feira de S. Mateus tem já as datas marcadas: de 11 de agosto a 17 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório