Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Só 18% dos alunos de cursos profissionais prosseguem os estudos

Entre os alunos que concluem o secundário em cientifico-humanísticos, a realidade é bem diferente: 80% ingressa no ensino superior.

Só 18% dos alunos de cursos profissionais prosseguem os estudos
Notícias ao Minuto

17:27 - 11/09/16 por Goreti Pera

País Ensino

Dos mais de 22 mil estudantes que, no ano letivo 2013/2014 concluíram o ensino secundário, só 18% prosseguiram os estudos, comprova o relatório ‘Transição entre o Ensino Secundário e Superior’, desenvolvido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

O estudo dá conta da realidade do ensino em Portugal e reflete aquela que é uma das preocupações da tutela: o abandono dos estudos por parte dos alunos que atingem a maioridade. “O pior que pode acontecer é não estarmos a educar mais jovens de 18 anos”, afirmou, esta sexta-feira, o ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.

De acordo com o relatório divulgado aquando do arranque do ano letivo, 82% dos estudantes que concluíram, em 2013/2014, cursos profissionais não foi encontrado a estudar em mais nenhuma instituição. 16% ingressou em universidades ou institutos politécnicos e 2% manteve-se no ensino secundário.

Realidade bem diferente é a que se observa entre aqueles que completam o secundário em cursos cientifico-humanísticos. Dos 38 mil alunos que o fizeram, 80% ingressou no ensino superior e 4% mantém-se no secundário. Só 16% deixou de estudar.

Há, segundo explica o estudo, várias justificações para esta discrepância: “o facto de os cursos científico-humanísticos serem a modalidade do ensino secundário tradicionalmente mais vocacionada para o prosseguimento de estudos superiores” e de “ alunos diplomados dos cursos profissionais terem, em média, maiores dificuldades escolares em superar o concurso de acesso ao ensino superior”.

É de notar, ainda, que “os alunos diplomados dos cursos profissionais têm atualmente, em média, menor expectativa e intenção de prosseguir estudos superiores” e que “o concurso nacional de acesso ao ensino superior utiliza critérios de seleção adaptados à formação dos alunos que frequentam a via científico-humanística”.

“Dentro dos cursos secundários científico-humanísticos, aquele com maior taxa de prosseguimento de estudos é o curso de Ciências e Tecnologias, com 85% dos seus diplomados encontrados a estudar numa instituição de ensino superior no ano letivo seguinte. Esta percentagem desce para 71% quando falamos dos alunos que concluíram o curso secundário de Línguas e Humanidades”, lê-se, ainda, no documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório