Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Canadiana quer inspirar mundo com história de Aristides Sousa Mendes

Uma canadiana filha de um sobrevivente judeu salvo por Aristides de Sousa Mendes pretende inspirar o mundo com a história heroica do antigo Cônsul de Portugal em Bordéus.

Canadiana quer inspirar mundo com história de Aristides Sousa Mendes
Notícias ao Minuto

14:25 - 11/09/16 por Lusa

País Andrée Lotey

"Ele (Aristides de Sousa Mendes) foi um homem tão heróico, que sacrificou tudo para fazer o que estava certo. Numa altura como esta, quando há conflitos como o da Síria e dos refugiados, as pessoas precisam de histórias como estas para se inspirarem", disse à agência Lusa Andrée Lotey.

A professora da Universidade de Montreal, doutorada em filosofia, e roteirista, criou há dois anos o documentário 'La Valise Verte' (A Mala Verde) em que conta a história de como o seu pai foi salvo pelo Cônsul de Bordéus, que considera um "herói e um excecional e extraordinário ser humano".

Andrée Lotey só nesta última década descobriu o porquê dos seus pais terem uma certa fascinação por Portugal e pelo povo português.

"Há nove anos, quando a minha mãe faleceu, fiz uma descoberta impressionante. Ao longo dos anos, levantei algumas questões sobre o passado do meu pai, que morreu quando eu tinha cinco anos, mas a minha mãe sempre me escondeu algo", disse a canadiana.

As informações que Lotey tinha do seu pai eram poucas, além de ser natural da Polónia, sabia que tinha residido em França, na Bélgica, e que adorava as pessoas de Portugal. Foi o primeiro comerciante no Canadá a importar relógios suíços, falava seis línguas.

"Após o falecimento da minha mãe tive de vender a casa. Um dia, estava lá com a minha filha, e ela pediu-me para ir à cave ver se não encontrava as minhas bonecas de infância. Nessa procura, deparei-me com diversas pastas, e uma mala verde chamou-me a atenção", contou.

Ao abrir essa mala, Andrée Lotey encontrou diversos documentos (testamentos, passaportes, fotografias, faturas), que pertenciam ao seu pai, datados entre 1917 e 1930.

Após essa descoberta, a canadiana descobriu que o nome do seu pai, conhecido no Canadá como Jacques Lotey, afinal era Jacob Guttenberg, um nome tradicionalmente judaico, e que tinha vivido um ano em Portugal.

"Descobri bilhetes-postais com letras portuguesas, entre 1940 e 1941. Duas cartas dirigidas para a Figueira da Foz e uma para Lisboa. Era da irmã do meu pai e do marido, que estavam presos no 'Gueto de Lodz', naquela altura a cidade era conhecida por Litzmannstadt, e precisavam de ajuda, foi horrível ler aquilo", sublinhou.

O facto de o seu pai ter estado em 1937 a residir em Paris, França, e depois ter ido para Portugal, entre 1940 e 1941, com uma anterior esposa e filha, levou Andrée Lotey a fazer uma profunda pesquisa.

"Todas as informações levaram-me a Aristides Sousa Mendes, de quem nunca tinha ouvido falar. Investiguei que foi o Cônsul de Bordéus em 1940 e que salvou 30 mil pessoas. Num dos documentos da 'Pasta Verde' estava uma assinatura 'S. Mendes'. A partir daí meti-me em contato com algumas pessoas da Comissão de Aristides Sousa Mendes em França, que me confirmaram que o meu pai foi salvo pelo cônsul", salientou.

A canadiana considera o cônsul de Bordéus um "herói nacional humilde", que sacrificou a sua família por uma questão humana.

"Tenho dois filhos e questiono-me se sacrificaria a minha família por fazer a coisa certa, por toda uma fé. Acho que não teria a coragem de correr esse risco. Esta história é inacreditável, ainda para os dias de hoje é uma história contemporânea que nos dá que pensar", concluiu.

O Fundo Nacional Judaico de Montreal e a Associação Portuguesa do Canadá em Montreal vão homenagear o antigo cônsul no dia 14 de setembro no Victoria Hall, em Montreal.

Além da apresentação do documentário 'A Mala Verde' à comunidade portuguesa, o neto de Aristides, Louis Philippe, nascido e criado em Montreal, vai apresentar um documentário sobre a restauração da residência de Aristides de Sousa Mendes.

O Cônsul Aristides de Sousa Mendes, à revelia de Oliveira Salazar, o presidente do governo da ditadura, atribuiu em Bordéus, França, cerca de trinta mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi, em 1940.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório