Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Passageiro resgatado de paquete ao largo de Sines por sintomas de AVC

Um homem de 62 anos foi retirado por helicóptero durante a madrugada do paquete THOMPSON SPIRIT, que tinha deixado Lisboa e navegava ao largo de Sines, com sintomas de acidente vascular cerebral numa operação que envolveu várias autoridades portuguesas.

Passageiro resgatado de paquete ao largo de Sines por sintomas de AVC
Notícias ao Minuto

11:55 - 10/09/16 por Lusa

País Autoridades

Segundo um comunicado da Marinha Portuguesa, a evacuação médica foi efetuada numa operação conjunta do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).

O passageiro de nacionalidade inglesa seguia a bordo paquete THOMPSON SPIRIT, de bandeira de Malta, que navegava a cerca de 32 milhas a sudoeste de Sines, e foi resgatado durante a noite de hoje.

O alerta foi dado pelo navio através da Linha de Emergência no Mar do MRCC Lisboa, referindo que tinha um passageiro com sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) a bordo.

O MRCC Lisboa colocou o CODU-Mar em contacto com o médico do navio, que avaliou a evacuação médica como urgente, sendo de imediato empenhado o helicóptero EH-101 da FAP, que descolou da Base Aérea do Montijo, já com uma equipa médica do INEM embarcada.

O EH-101 resgatou o passageiro às 01:01 e aterrou no aeroporto de Figo Maduro às 01:31, onde aguardava uma ambulância do INEM que o transportou para o Hospital de Santa Maria, em situação estável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório