Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de mil doentes tratados com fármacos por autorizações excecionais

Mais de 1.200 doentes acederam, nos primeiros oito meses do ano, a medicamentos inovadores através de autorizações de utilização excecionais, que são concedidas mediante pedidos especiais feitos pelos hospitais, sendo 60% desses fármacos para tratamentos oncológicos.

Mais de mil doentes tratados com fármacos por autorizações excecionais
Notícias ao Minuto

17:20 - 09/09/16 por Lusa

País Tratamentos

Numa nota hoje divulgada, a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) refere que este ano, até fim de agosto, foram concedidas 1.229 autorizações de utilização excecional (AUE), que têm sido dadas num prazo médio de dez dias.

Segundo fonte oficial do Infarmed, no mesmo período de 2015, foram deferidos 951 pedidos de autorizações excecionais. Ou seja, nos primeiros oito meses deste ano houve mais 278 AUE do que em relação ao ano anterior.

A introdução no mercado de novos medicamentos cumpre um processo de avaliação que envolve uma negociação com os laboratórios, mas é possível aceder a fármacos enquanto decorre esse processo através dessas AUE, que têm de ser pedidas pelos hospitais.

Dos 1.229 AUE concedidas de janeiro a fim de agosto, mais de 700 foram de medicamentos para tratamento do cancro. Segue-se a área da oftalmologia, com 187 autorizações, depois a pneumologia (77), a dermatologia (46) e a hepatologia (50).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório