Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Luto perpassa fronteira, calor faz ferver rentrée e mata jovem militar

Um acidente em carris da vizinha Espanha matou um maquinista de nacionalidade lusa. Rumo ao Orçamento, o Governo aprovou esta semana polémicos diplomas e fez (sérias) promessas. E porque estamos em setembro é tempo do Parlamento retomar trabalhos e de professores e alunos voltarem à escola. Mas só o ministro parece tranquilo. Na ordem do dia esteve ainda o caso dos comandos: um militar morreu e outro precisa de um transplante hepático. A primeira já 'cá canta' e o novo iPhone já conhece?

Luto perpassa fronteira, calor faz ferver rentrée e mata jovem militar
Notícias ao Minuto

08:03 - 10/09/16 por Ana Lemos

País Assim foi...

Numa semana marcada pela rentrée política, Costa partiu rumo ao Brasil, para confraternizar com os atletas portugueses, antes de entrarem em ação nos Jogos Paralímpicos. Na agenda teve também um 'encontro' com Michel Temer, para desagrado das esquerdas. Desvalorizou polémicas e alertou que, “em breve”, voltará a encontrar-se com o presidente brasileiro.

Do outro lado do Atlântico, na Casa da Democracia, os deputados retomaram os trabalhos. Em debate esteve a recapitalização da CGD, as viagens pagas pela Galp e um voto de pesar pela morte de Barbosa de Melo, antigo presidente da Assembleia da República.

À mesma mesa reuniu também o leque de ministros que compõe o XXI Governo Constitucional. Entre os diplomas aprovados, em sede de Conselho de Ministros, o destaque vai para a ‘luz verde’ dada ao Fisco para aceder a contas bancárias e a aprovação de um Código de Conduta que delimita um valor máximo para prendas a governantes. Mas se estes temas prometem fazer (ainda) correr muita tinta, tal já aconteceu com a tourada organizada pela JP e com o ‘abalo’ causado pelo ‘regresso’ do ex-assessor de Cavaco. Por falar em Belém, sabia que em meio ano de mandato, Marcelo só parou 15 dias?

Ontem o país acordou com um acidente ferroviário na Galiza. Um comboio que fazia a ligação Vigo-Porto descarrilou provocando vários feridos e vítimas mortais, entre as quais um cidadão português. As causas deste acidente com um comboio da CP, e partilhado com a espanhola Renfe, ainda não são conhecidas.

Também a marcar a atualidade esteve o caso dos comandos hospitalizados na sequência de um exercício de ações de treino militar devido a “um golpe de calor”. Um deles não resistiu e Dylan Silva aguarda por um transplante hepático. Mais ‘sorte’ tiveram os restantes membros deste grupo de formandos. Este incidente promete, porém, dar muito que falar. Governo, Exército, Ministério Público já abriram inquéritos e até o Provedor de Justiça interveio. Entretanto foram suspensos os próximos cursos dos Comandos.

Os incêndios voltaram em força, numa semana quente, e não deram tréguas aos bombeiros, nomeadamente aos algarvios. 'Entre chamas' demitiu-se o presidente da Proteção Civil, a ministra aceitou e já conhecidos os motivos para a (inesperada) saída. Esta semana registou-se ainda um insólito caso de polícia na Amoreira, o desaparecimento de Diana Quer está envolto em algumas confusões, enquanto a GNR encontrou por cá uma menor desaparecida em França. E o que dizer da história de Sónia Alves, que o Notícias ao Minuto avançou em exclusivo.

Sócrates ficou, esta semana, autorizado a falar com o amigo e o super juiz deu uma (rara) entrevista. Na antena da SIC, Carlos Alexandre apresentou-se como “o saloio de Mação”, de quem “ninguém deve ter medo”, e afirmou que não tendo “fortuna pessoal” ou “contas bancárias em nome de amigos” tem de “trabalhar”. Por falar em justiça, a CGD avançou para tribunal com uma ação contra Joe Berardo, e no regresso às aulas, professores denunciam “graves irregularidades” enquanto o ministro Brandão Rodrigues tenta ‘pôr panos quentes’.

O próximo Orçamento do Estado já mexe. Caldeira Cabral e Mário Centeno prometeram, respetivamente, que a carga fiscal vai aliviar para todos e que as famílias não vão pagar mais IRS, e até Gaspar (sim, o antigo ministro das Finanças) regressou, ironia do destino, para alertar que os impostos não devem subir. O mesmo não se poderá dizer sobre o preço dos combustíveis na próxima semana. Por esclarecer estão algumas questões sobre o fim do roaming. Parece que nem tudo é como se pensava. Que o diga Bruxelas. Destaque ainda no plano económico para a entrevista do presidente da CIP ao Vozes ao Minuto. António Saraiva refere que “estamos no fio da navalha” e a viver “num tempo de turbulência da mudança”.

Mudanças é o que se vive no Dragão. Depois de Antero Henriques, há mais nomes de peso de saída. O presidente Pinto da Costa entrou em campo para tranquilizar as hostes e ‘calar’ os críticos. Por Alvalade, algo inédito aconteceu em nome da transparência no futebol. Esta foi ainda uma semana de entrevistas ao dirigente ‘encarnado’, Luís Filipe Vieira, e ao rival do outro lado da Segunda Circular, Bruno de Carvalho.

A Seleção Nacional entrou em campo frente à Suíça, no primeiro encontro a contar para a fase de apuramento do Mundial2018, mas não correu lá muito bem. O capitão Ronaldo ainda não alinhou pelas ‘quinas’ mas dias depois regressou aos trabalhos no Real. E nos Paralímpicos, uma já cá canta.

Além fronteiras, o terrorismo voltou a ser notícia por terras francesas e um carro assustou próximo da Catedral de Notre Dame. De Itália, quinze dias após o sismo em Amatrice, um gato foi salvo dos escombros, e da Hungria chegaram novidades sobre o caso da jornalista que agrediu refugiados. A Coreia do Norte fez o teste nuclear "mais forte de sempre" e o olhar tenso entre Obama e Putin correu mundo. Chocante é o novo desafio que já levou várias pessoas ao hospital e o sinistro sonho de Mónica.

Os irmãos Carreira estiveram, esta semana, envoltos numa polémica. Em causa o facto de imporem aos fãs a compra de produtos oficiais para aí (e só aí) deixarem o autógrafo. O ator José Pedro Gomes está de regresso e de boa saúde, assim como Sofia Ribeiro, a mais sexy. A terminar, damos-lhe a conhecer o novo iPhone, apresentado esta semana e que já está a ser alvo de críticas, e a gaffe cometida pelo Facebook. Na sétima arte, sabia que há um português entre os festivais “mais cool” do mundo?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório