Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Um comboio espanhol ou português? Luto partilhado, dúvidas também

Pelo menos quatro pessoas morreram no descarrilamento de um comboio esta manhã em Espanha.

Um comboio espanhol ou português? Luto partilhado, dúvidas também
Notícias ao Minuto

14:40 - 09/09/16 por Carolina Rico

País Descarrilamento

Se era português ou espanhol, a dúvida persiste, com informações contraditórias. O que se sabe ao certo é que o comboio que descarrilou esta manhã transportava tanto espanhóis como portugueses de Vigo até ao Porto e que esta é uma tragédia chorada em ambos os países.

Pelo menos quatro pessoas morreram e dezenas ficaram feridas – os números mais recentes apontam para 46. Poderá ainda haver uma quinta vítima mortal, encarcerada na composição.

O acidente aconteceu às 09h25 locais (08h25 em Lisboa) e entre os mortos confirmados pelas autoridades estão o maquinista, português, e o revisor, um cidadão espanhol, membros de uma tripulação com elementos de ambos os países.

Entre os mais de 60 passageiros seguiam, além de portugueses e espanhóis, italianos, coreanos, norte-americanos e latino-americanos.

A linha conhecida com o nome ‘Celta’ foi inaugurada em julho de 2013 e será gerida pela CP e pela RENFE (Red Nacional de Ferrocarriles Españoles).

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas português garantiu, entretanto, que o comboio que descarrilou esta manhã pertence à espanhola RENFE e não à CP.

“A informação que tenho é de que se trata de um comboio da RENFE operado pela CP”, assegurou Pedro Marques aos jornalistas.

A RENFE diz precisamente o inverso, que o comboio pertencia à CP, numa ligação explorada em parceria com a congénere espanhola.

Já o presidente da CP, Manuel Queiró, indica que o “comboio é luso-espanhol, propriedade comum da CP e da espanhola RENFE, explorado conjuntamente pelos dois países, pelas duas empresas”.

Desfazer esta dúvida torna-se importante porque pode ter influência na questão dos seguros, atribuição de responsabilidades e eventual pagamento de indemnizações.

Este comboio fazia ligação entre a cidade espanhola de Vigo, de onde partiu às às 9h02 (hora local, 8h02 em Portugal) e o Porto. Faria paragens nas estações de Valença, Viana do Castelo e Nine antes de chegar à Estação da Campanhã, pelas 10h18.

O descarrilamento ocorreu ainda em território espanhol, junto à estação de O Porriño, em Pontevedra.

Desconhecem-se, por enquanto, o que terá estado na origem do acidente. Os passageiros garantem que o comboio circulava com alguma velocidade (o máximo seriam 80 km/h) e que travou bruscamente provocando a queda de malas.

A linha usada estava em obras perto da estação de O Porriño, pelo que o comboio teve de ser desviado para "uma linha secundária que obrigava a uma redução de velocidade". A linha estaria desimpedida e a zona do acidente não tinha má visibilidade.

O El País diz que as composições foram construídas entre 1981 e 1984 e renovadas em 2002. “Não era um comboio “muito antigo”, referiu a esse propósito o presidente da CP.

O ministro do Fomento de Espanha, Rafael Catalá, disse que o comboio fez uma "grande revisão em maio" e uma revisão de rotina na quinta-feira, no Porto.

Entretanto, o Tribunal Superior de justiça da Galiza adiantou que já estão a ser recolhidos dos dados da caixa negra do comboio.

Por sua vez, o tribunal de instrução número dois de O Porriño ficou com a investigação a cargo, e diversos responsáveis judiciais e peritos forenses já se deslocaram ao local do acidente.

O gabinete de investigação de acidentes ferroviários nacional e a Infraestruturas de Portugal também se colocaram à disposição das autoridades espanholas para colaborar na investigação.

Saliente-se que a Galiza celebra eleições a 25 de setembro mas vários líderes partidários regionais interromperam a campanha eleitoral por causa do acidente.

Nas redes sociais, líderes do PP, do PSOE, do Ciudadanos e do Podemos deixaram notas de pesar às vítimas.

Também o nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou o acidente, transmitindo profunda solidariedade às famílias das vítimas mortais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório