Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Voluntários preparam e distribuem refeições aos bombeiros no Algarve

Dezenas de voluntários estão a prestar auxílio logístico aos bombeiros que combatem há mais de 24 horas as chamas nos concelhos de Monchique e Portimão, no Algarve, preparando refeições e distribuindo alimentos em vários pontos do dispositivo operacional.

Voluntários preparam e distribuem refeições aos bombeiros no Algarve
Notícias ao Minuto

23:42 - 08/09/16 por Lusa

País Incêndios

No posto de comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil, instalado no Autódromo Internacional do Algarve, voluntários da sociedade civil, dos escuteiros e da Cruz Vermelha recebem os alimentos doados pela população e organizam-nos para os operacionais no terreno conseguirem alimentar-se sem perder muito tempo.

Os produtos, que vão desde refeições quentes, a sandes, frutas, águas, leite ou barras de cereais, são acondicionados e distribuídos por vários grupos de voluntários às equipas espalhadas pelo "teatro das operações" de combate aos incêndios.

A vereadora de Ação Social da Câmara de Portimão, Ana Fazenda, disse à Lusa que coordena as equipas de voluntários que têm dado "ininterruptamente" o seu contributo para o reabastecimento dos operacionais que lutam contra o fogo.

"A Sociedade Civil tem demonstrado uma solidariedade enorme para com estes combatentes que lutam contra as chamas, contribuindo com os alimentos e águas necessários, e até mais do que isso, porque muitas vezes fazem donativos", disse Ana Fazenda.

Aquela coordenadora tem-se também mantido no apoio aos "soldados da paz", considerando que "todo o apoio é pouco para estes homens e mulheres, que arriscam a sua vida, em situações extremamente difíceis", nas já mais de 24 horas que o incêndio lavra e nas quais as chamas se propagaram do concelho e Monchique para o de Portimão.

Ana Fazenda frisou que, neste momento, "existem mantimentos necessários e suficientes" para alimentar os mais de 600 operacionais que se mantêm no combate às chamas, mas, "apesar disso, há populares continuam a entregar mantimentos junto do posto de comando no Autódromo Internacional".

O incêndio no Algarve com duas frentes ativas de grande extensão continua a progredir nos concelhos de Monchique e Portimão, disseram à Lusa várias fontes da proteção civil.

"A área ardida nas últimas 24 horas é maior do que a que ardeu no fogo que decorreu durante o fim de semana", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, apesar de ainda não ter números concretos da área afetada.

Segundo disseram à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Monchique e do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, "inexplicavelmente, por vezes, o fogo tem tomado direções contrárias ao vento", verificando-se ao início da noite que as chamas progrediram para a freguesia de Marmelete e das Caldas de Monchique apesar do vento de noroeste.

"Neste momento temos duas frentes ativas que agora com a noite e com a humidade vamos tentar resolver, mas a verdade é que o vento não está a ajudar", observou Rui André.

O fogo deflagrou no passado sábado, 03 de setembro, foi dado como extinto no domingo mas reacendeu-se esta quarta-feira, tendo vindo a progredir para sul até entrar, ao início da tarde de hoje, no concelho de Portimão.

O combate tem sido dificultado pelas condições atmosféricas, nomeadamente o vento forte que tem fustigado a zona desde quarta-feira à noite.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório