Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Juiz Carlos Alexandre: "Não sou pessoa de quem se deva ter medo"

Numa entrevista exclusiva à SIC, o juiz Carlos Alexandre falou sobre o “poder” que tem e garantiu não ter arrependimentos.

Juiz Carlos Alexandre: "Não sou pessoa de quem se deva ter medo"
Notícias ao Minuto

08:40 - 08/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Entrevista

Foi responsável por processos como a Operação Furacão, Apito Dourado ou, mais recentemente, Operação Marquês, mas mesmo assim o juiz Carlos Alexandre garante que ninguém o deve temer. “Não sou pessoa de quem ninguém deva ter medo. Tenho 1,69 metros no bilhete de identidade, agora estou um pouco mais magro. Se eu a [a informação que tem em sua posse] usasse para o mal, é que era muito perigoso”, assegurou o 'super juiz', como é conhecido, numa entrevista exclusiva à SIC.

Questionado sobre se tem ou não noção de que “guarda os maiores segredos de Portugal”, o juiz que colocou José Sócrates na prisão afirmou, sem hesitar, “que conhece muita realidade”.

“Se traduzirmos essa palavra por eu conhecer muita da realidade económica, de alguns negócios, de algumas operações bancárias, de algumas decisões políticas, de algumas decisões jurisprudenciais – atrevo-me a dizê-lo -, o que se passa nos bastidores delas, então de facto, eu conheço muita realidade. Não nego isso”.

Admitindo que ao mesmo tempo “sente pressão” por ter “boa memória”, Carlos Alexandre, natural de Mação, garantiu que “não anda a colecionar” os vários episódios, nem “anda sempre” a pensar nisso. Para si, há uma regra absoluta: “Sou um grande cultor da lei moral de Kant: age de uma forma tal que queres que outros ajam em relação a ti da mesma maneira”, sublinhou.

A versão integral desta entrevista será emitida na SIC esta quinta-feira à noite. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório