Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Costa diz que Paralímpicos simbolizam os maiores desafios da humanidade

O primeiro-ministro considerou hoje que os Jogos Paralímpicos, cuja cerimónia de abertura se realiza hoje no Rio de Janeiro, são "o maior desafio à humanidade" para a criação de uma sociedade inclusiva e "sem preconceitos".

Costa diz que Paralímpicos simbolizam os maiores desafios da humanidade
Notícias ao Minuto

20:27 - 07/09/16 por Lusa

País Rio de Janeiro

António Costa, que estará presente na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos, falava aos jornalistas tendo ao seu lado os secretários de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo.

Numa referência à concertação de agendas que faz com o Palácio de Belém, o primeiro-ministro referiu que ao Presidente da República coube a representação institucional de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto passado, enquanto consigo ficou a cerimónia dos Jogos Paralímpicos, que arrancam precisamente no dia feriado comemorativo da independência do Brasil.

"Os Jogos Paralímpicos são o maior desafio que se coloca à humanidade, porque não é só o objetivo de cada um superar-se a si próprio, como, sobretudo todos nós, no conjunto da sociedade, nos superarmos relativamente ao preconceito e ao trabalho que temos de fazer para termos uma sociedade inclusiva. Uma sociedade em que todos possam viver e realizar-se plenamente", declarou o primeiro-ministro.

António Costa classificou depois os Jogos Paralímpicos como sendo "competições da mais alta importância e em que Portugal estará presente com 37 atletas em sete diferentes modalidades".

Na quinta-feira, último dos seus quatro dias de visita ao Brasil, o primeiro-ministro visita a aldeia olímpica e encontra-se com os atletas nacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório