Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Imunidade: Iraque estuda pedido e "responderá em tempo adequado"

A embaixada iraquiana afirmou esta semana que o seu Governo "responderá em tempo adequado", ao pedido de levantamento de imunidade diplomática" aos filhos do embaixador envolvidos em confrontos, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.

Imunidade: Iraque estuda pedido e "responderá em tempo adequado"
Notícias ao Minuto

17:52 - 07/09/16 por Lusa

País Ponte de Sor

"A Embaixada do Iraque comunicou esta semana por nota verbal que "o Governo da República do Iraque está a estudar o pedido [de levantamento de imunidade diplomática] e responderá em tempo adequado", refere o texto enviado à agência Lusa.

Na sexta-feira o MNE solicitou urgência na resposta das autoridades iraquianas ao pedido de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador do Iraque em Portugal envolvidos em incidentes em Ponte de Sor, que tinha sido previamente emitido.

"Na sequência do pedido do levantamento da imunidade diplomática apresentado no passado dia 25 de agosto, foram já realizadas diligências junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Bagdad e junto da Embaixada do Iraque em Lisboa, solicitando urgência na obtenção de uma resposta por parte das autoridades iraquianas", informou na ocasião o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

Alem disso, o ministério tutelado por Augusto Santos Silva adiantou que já tinha agendada uma reunião entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Iraque a realizar em Nova Iorque no decurso da semana ministerial da Assembleia Geral das Nações Unidas, entre os dias 19 e 23 de setembro.

No dia 17 de agosto, Rúben Cavaco, de 15 anos, foi agredido em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal, gémeos de 17 anos.

O jovem alentejano sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido no mesmo dia do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tendo chegado a estar em coma induzido. O jovem acabou por ter alta hospitalar na sexta-feira.

Os dois rapazes suspeitos da agressão são filhos do embaixador iraquiano em Portugal, Saad Mohammed Ali, e têm imunidade diplomática, ao abrigo da Convenção de Viena.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório