Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

GNR resgatou idoso que se perdeu na Serra do Gerês

Salvamento decorreu esta terça-feira.

GNR resgatou idoso que se perdeu na Serra do Gerês
Notícias ao Minuto

16:34 - 07/09/16 por Pedro Filipe Pina

País Resgate

Militares do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), em colaboração com militares do Posto Territorial do Gerês, salvaram ontem, dia 6 de setembro, um homem de 77 anos perdido no Vale da Teixeira, na Serra do Gerês.

O idoso em causa estava a fazer uma caminhada na tarde de terça-feira, que iria terminar na Vila do Gerês - Vilar da Veiga. A caminhada, no entanto, não era fácil: ao todo são cerca de 22 quilómetros e, além do mais, o caminho é exigente.

Explica a GNR em comunicado que o homem, “sem preparação física adequada à geografia do trilho”, ainda tentou “seguir a linha de água por lhe parecer mais acessível”. A escolha, porém, não correu bem e acabou mesmo por se perder.

O idoso ainda conseguiu ligar para o hotel onde estava hospedado a pedir ajuda, mas acabaria mesmo por ficar “incontactável nas horas seguintes”.

O alerta foi dado, as autoridades colocaram-se no terreno e foi já perto das 23h que o encontraram. Estava “debilitado fisicamente, apresentando sinais de fadiga, fraqueza, desidratação e com um ligeiro corte na perna”

Foram prestados os primeiros-socorros, foi-lhe dada uma refeição e o homem acabou depois de ser transportado para a Cruz Vermelha de Rio Caldo. Neste momento, já se encontra no hotel e está fora de perigo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório