Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Dois mil hectares ardidos em Boticas e um "cenário desolador"

O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, disse hoje à agência Lusa que o incêndio que lavra desde segunda-feira já destruiu metade da mancha florestal do concelho, deixando cerca de dois mil hectares queimados e um "cenário desolador".

Dois mil hectares ardidos em Boticas e um "cenário desolador"
Notícias ao Minuto

09:57 - 07/09/16 por Lusa

País Autarca

Este fogo que deflagrou na zona de Codessoso, no concelho de Boticas, lavra desde as 16:17 de segunda-feira, já queimou uma vasta área de pinhal e obrigou à retirada, na terça-feira, das pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos, da aldeia de Torneiros.

"Arderam cerca de dois mil hectares, 90% da área é pinhal. Muito, muito prejuízo, é desolador olhar para o meu concelho agora", afirmou Fernando Queiroga.

O presidente da autarquia referiu, ainda, que "50% da mancha florestal do município desapareceu nas últimas 24 horas".

"Esta manhã as coisas estão um pouco melhores. Durante a noite conseguimos dar cabo das frentes que trazíamos e agora estamos a posicionar os homens por causa dos reacendimentos. No terreno, estão também três máquinas de rasto", afirmou o autarca.

Segundo Fernando Queiroga, perto da aldeia de Mosteirão há uma zona que é de muito difícil acesso. Durante a noite não era possível lá ir e estão agora a ser mobilizados operacionais para combater aquele foco.

A combater o incêndio em Boticas estão esta manhã 291 operacionais, com 90 viaturas, contando com o apoio de um helicóptero. Para ali, foram já mobilizados reforços de Leiria e Lisboa.

Desde o final da manhã de terça-feira que Fernando Queiroga reivindicava mais meios para ajudarem a controlar as chamas no concelho, que começaram a chegar apenas com o cair da noite.

No distrito de Vila Real, continua ainda ativo o fogo que lavra desde as 10:48 de segunda-feira, na zona de Soutelinho do Mezio, em Vila Pouca de Aguiar, e mobiliza 104 homens e 31 viaturas.

O combate a este fogo foi reforçado com uma equipa proveniente do Sul do país.

Durante a noite foi dado como em conclusão o outro fogo que preocupou populações e autoridades no distrito, em Alvadia, no concelho de Ribeira de Pena.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório