Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Jovem com deficiência atravessa Europa para ver oceano em Portugal

Para além de cumprir sonho de ver o oceano, este homem quer voltar para a Bielorrússia e abrir um centro de reabilitação para ser um exemplo para todos.

Jovem com deficiência atravessa Europa para ver oceano em Portugal
Notícias ao Minuto

09:41 - 18/09/16 por Inês André de Figueiredo

País Alexander Avdevich

Alexander Avdevich é portador de uma deficiência motora que o obriga a andar de cadeira de rodas e, com o intuito de abrir um centro de reabilitação ativa no seu país natal, na Bielorrússia, está a percorrer a Europa com uma bicicleta adaptada.

Trata-se de uma marcha rápida pela Europa que tem como destino Portugal, a fim de concretizar o seu sonho de ver o oceano.

O atleta tem dado a conhecer a sua viagem através da hashtag #BelarusAlien, tanto no Instagram como no Facebook e ainda num blogue onde vai colocando vídeos.

“Anseio para que tudo dê certo. Estou convicto de que, com o meu exemplo, conseguirei mostrar às pessoas que uma cadeira de rodas não é um pretexto para se trancarem entre quatro paredes. Os deficientes motores em cadeira de rodas podem desfrutar de uma vida completa e realizar os seus sonhos. O meu sonho é ver o oceano!” explica o jovem numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.

Alexander salvaguarda que um centro de reabilitação é “uma necessidade”, daí querer abrir um na Bielorrússia para mostrar os benefícios que pode trazer.

Mais do que uma aventura, o atleta diz que os quatro mil quilómetros pela Europa são uma tentativa de ajudar as pessoas com deficiência motora. O viajante costuma pernoitar numa tenda de campismo e prepara a comida numa botija de gás, contudo, dependendo da chuva e do frio, já teve de ficar em alguns locais disponibilizados pelos habitantes locais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório