Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Risco elevado de exposição UV em todas as regiões do país

Todas as regiões do país apresentam hoje risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Risco elevado de exposição UV em todas as regiões do país
Notícias ao Minuto

07:57 - 07/09/16 por Lusa

País IPMA

As regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Penhas Douradas, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Funchal e Porto Santo apresentam risco de muito elevado de exposição aos raios UV.

Já as regiões de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Porto, Santarém, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz das Flores apresentam risco elevado.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo', 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã e a partir do final da tarde, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral das regiões norte e centro até ao final da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas a partir do início da tarde, por vezes forte com rajadas até 60 quilómetros por hora, neblina ou nevoeiro matinal no litoral norte e centro e descida de temperatura, sendo acentuada na máxima.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado do quadrante norte.

Nos Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos na madrugada e vento noroeste bonançoso a moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 19 e 28 graus Celsius, no Porto entre 15 e 21, em Viana do Castelo entre 15 e 22, em Vila Real entre 20 e 33, em Viseu entre 21 e 31, em Bragança entre 17 e 36, na Guarda entre 23 e 32, em Coimbra entre 16 e 26, em Castelo Branco entre 22 e 36, em Portalegre entre 24 e 34, em Santarém entre 17 e 30, em Évora entre 19 e 35, em Beja entre 20 e 35, em Faro entre 23 e 33, no Funchal entre 21 e 28, em Ponta Delgada entre 19 e 24, na Horta entre 18 e 23, e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 23.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório