Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Nós, portugueses. "Pequenos" em território, "grandes" espiritualmente

Marcelo Rebelo de Sousa discursou esta manhã em Lisboa.

Nós, portugueses. "Pequenos" em território, "grandes" espiritualmente
Notícias ao Minuto

13:19 - 06/09/16 por Pedro Filipe Pina

País Marcelo

A Missão Continente, marca da cadeia de supermercados responsável pela área de responsabilidade social, e a Universidade de Lisboa, levaram a cabo um inquérito aos portugueses sobre sustentabilidade.

O documento agora conhecido foi apresentado publicamente e contou, esta manhã em Lisboa, com discurso de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o mesmo.

“Quer saber-se o que os portugueses pensam sobre eles próprios e essa informação, tratada cientificamente, é muito interessante”, afirmou. O Presidente da República considerou que o barómetro é um esforço “de louvar e de agradecer”, mas que merece também uma palavra “de reflexão”.

E foi neste ponto que o Presidente se focou na história do país para falar também dos portugueses de hoje.

“Nós somos uma nação muito antiga, das mais antigas da Europa. Essa história, não sendo um argumento decisivo, corresponde em muitos casos a uma grande experiência”, por “se ter enfrentado grandes crises”, disse Marcelo, lembrando até à plateia presente que, em fases prósperas da história do país no tempo da monarquia, havia reis como D. João II a aconselhar aos sucessores “cuidado com a situação financeira”. O Fisco de então estaria já “falido”, salientou, arrancando risos da plateia.

“Talvez esta experiência histórica explique algumas conclusões deste barómetro”, disse ainda, referindo-se a fatores distintos como a tranquilidade ou a capacidade de reagir, invocados pelos portugueses quando questionados sobre eles próprios.

“Nós somos um país muito coeso”, destacou ainda. Há coesão social mesmo havendo um número considerável de portugueses em risco de pobreza.

“Somos pequenos em termos territoriais, somos grandes em termos de afirmação universal. A nossa dimensão física não corresponde à nossa dimensão espiritual, que é muito mais vasta”, afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório