Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Polícia Marítima filmou resgate de bebé com dois meses no Mar Egeu

Uma equipa com 13 elementos da Polícia Marítima está no Mar Egeu desde 1 de outubro do ano passado.

Notícias ao Minuto

08:16 - 05/09/16 por Carolina Rico

País Grécia

A Polícia Marítima portuguesa resgatou este domingo 38 refugiados que estavam à deriva no Mar Egeu, num bote insuflável. Entre eles estava um bebé de dois meses.

No Facebook, a Autoridade Marítima Nacional partilhou o vídeo do resgate e uma descrição do que aconteceu.

Durante uma patrulha de controlo de fronteiras da União Europeia, a equipa foi informada de que um bote estava à deriva há algumas horas devido a uma avaria no motor.

Chegados ao local, o vento forte e o mar agitado dificultaram a operação. Também “os emigrantes estavam muito nervosos e ansiosos”, pode ler-se no comunicado, mas o resgate foi bem-sucedido.

Foram retirados do bote quatro bebés e crianças, oito mulheres, duas grávidas, e 26 homens oriundos do Afeganistão, Eritreia, Etiópia, Iraque, Paquistão e Síria.

Foram levados para o porto grego de Skala Sikaminea, onde passaram para a guarda de elementos da guarda-costeira da Grécia, agência europeia FRONTEX e de Organizações Não-Governamentais.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, a equipa portuguesa resgatou, até ao momento, 3.532 refugiados e migrantes, 868 bebés e crianças e 766 mulheres, e deteve cinco facilitadores desde o início da sua missão há quase um ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório