Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Luaty Beirão: "Que raio de país é este? Estivemos ali em que condição?"

Luaty descreve um cenário de violência policial e queixa-se de o grupo ter sido detido este sábado por umas horas sem razão legal para isso.

Luaty Beirão: "Que raio de país é este? Estivemos ali em que condição?"
Notícias ao Minuto

16:48 - 03/09/16 por Notícias Ao Minuto

País Angola

Luaty Beirão, em entrevista à SIC Notícias, disse não compreender por que razão ele, e outros ativistas, foram este sábado detidos, enquanto aguardavam pela hora de visita na cadeia de Viana, em Angola, onde permanece detido outro ativista do grupo, Francisco Gomes Mapanda (Dago Nível).

"É difícil de descrever qual é a palavra técnica para descrever aquilo que nos fazem", queixou-se o luso-angolano, acusando a polícia de o "querer tirar à força de um sítio, sem apresentar uma prova legal". "Gostava de saber que lei estava a violar", apontou.

Luaty contou que se formou "um reboliço" e que a polícia arranjou confusão "desnecessariamente". O ativista diz ainda que foram abordados por cerca de 30 polícias fardados e outros 30 à paisana que, inclusivamente, os terão agredido. "Agrediram-nos ali na rua. Deram-me chapadas e pontapés. Estou com umas pontadas, não estou a conseguir respirar em condições", detalhou.

"Os que estavam à paisana começaram a tentar roubar os telemóveis de quem estava a filmar e a fotografar", descreve. Depois desse momento, segundo o ativista, meteram-nos no carro e levaram-nos para a esquadra, sem explicarem o porquê, sem apresentar qualquer prova ou justificação, reforça Luaty Beirão, que entretanto já foi posto em liberdade, juntamente com os outros sete elementos do grupo. 

"Que raio de país é este. Nós estivemos ali em que condição? É detido, é retido, é o quê?", indigna-se o ativista que está plenamente convencido de que as detenções serviram só para "nos retirar de um sítio onde eles não queriam que nós estivéssemos".

De acordo com Luaty Beirão, durante a semana houve outros protestos e o desejo do grupo é que Dago Nível seja libertado, salientando que já foi cumprida metade da pena.

"Aquilo que ele fez no tribunal, o Nito também fez, e o Nito está solto. Dualidade de critérios? Fomos mostrar solidariedade, fomos ali em protesto nos primeiros dias, com cartazes, coisas muito simples, muito singelas, ainda assim os polícias acham que têm de nos tirar. Hoje era só para visitar, não era protesto nenhum", frisou.

O ativista disse que tentaram apresentar uma queixa contra os polícias agressores, mas foram aconselhados a fazê-lo na área de inspeção do comando geral da Polícia, para onde se deslocaram dois membros do grupo para abertura de um processo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório