Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Dilma cai mas fica na sombra, euros abalam PS, última carta foi 'verde'

Os senadores votaram e Dilma acabou destituída, tendo Temer assumido o cargo no mesmo dia. As políticas brasileira e espanhola, que não ata nem desata, marcaram o início de uma semana por cá dominada pela colocação de professores, o arranque do ano judicial e o fecho do mercado de transferências. As grandes surpresas aconteceram no 'reino do leão'. Do Largo do Rato chegou a notícia: o PS está numa complexa situação financeira. O mesmo não dirá o português que ganhou o Euromilhões.

Dilma cai mas fica na sombra, euros abalam PS, última carta foi 'verde'
Notícias ao Minuto

08:26 - 03/09/16 por Ana Lemos

País Assim foi...

A promessa era de que as temperaturas subiriam no final da semana e (desta vez) S. Pedro não falhou e 'aqueceu' até o ambiente no Largo do Rato. Ontem soaram as ‘campainhas rosas’, com a notícia de que o PS está em falência. O líder António Costa recusou comentar, remetendo para um comunicado do partido no qual foi feita a distinção entre “falência” e “situação financeira complexa”. Quer à Esquerda quer à Direita nem uma palavra sobre o assunto.

Já sobre a lista de colocação de professores, divulgada esta semana e que não convenceu a Fenprof (que rapidamente refez as contas), o CDS veio a público exigir esclarecimentos ao ministro Brandão Rodrigues. E enquanto a nova administração da CGD dava início à troca de cadeiras, Assunção Cristas falava num processo de recapitalização “lamentável”, a partir de Bruxelas, Marisa Matias aplaudia, e as agências Moody’s e Standatd & Poor's prometiam um ‘bombom’ ao Estado português. Quem já teve o merecido foi o português que ontem acertou na chave do Euromilhões.

Mas se o banco público parece ‘assunto arrumado’, os dados mais recentes revelados pelo Banco de Portugal indicam que a dívida nacional continua imparável. Facto que não escapou à oposição. Confrontado com os números, o Presidente Marcelo tentou por ‘panos quentes’ mas à direita Passos não se revelou tão confiante e Paulo Rangel deixava nova alerta: por este caminho vem aí novo resgate.

No entretanto, Portugal regressou aos mercados e o tema Orçamento do Estado deu os primeiros sinais 'da sua graça', com o líder do PSD a lembrar que a 'batata quente' está nas mãos da 'Geringonça'. E por falar neles, arrancou esta sexta-feira a 40.ª edição do Avante! com Jerónimo de Sousa a dar início à festa.

E porque falamos em festa, a Seleção Nacional voltou aos relvados e fez um brilharete no primeiro jogo pós-Euro’2016 frente a Gibraltar. Os atletas paralímpicos já rumaram ao Brasil e o mercado de transferências no futebol fez correr muita tinta. As surpresas chegaram do ‘reino do leão’, com a saída de Slimani, a continuidade do capitão Adrien e o voo da antiga ‘águia’ para Alvalade: Markovic. Na Luz, o destaque vai para a contratação de Rafa e a Norte, no Dragão, para a chegada de Boly. Esta foi também a semana em que Antero Henriques pôs fim a uma ligação de décadas ao FC Porto.

Lá fora, o grande destaque vai para a destituição de Dilma Rousseff. A votação foi clara e no mesmo dia Michel Temer assumiu oficialmente o cargo. Mas a ex-presidente promete ‘bater o pé’ contra o que classifica de golpe de Estado. Pela vizinha Espanha, a situação política mantém-se uma incógnita. A investidura de Rajoy foi chumbada e a possibilidade de, quase um ano depois das eleições, os espanhóis regressarem às urnas volta a pairar. E o que dizer da recente polémica publicação do jornal satírico Charlie Hebdo?

O jovem agredido em Ponte de Sor teve alta hospitalar. O Notícias ao Minuto falou com o advogado da família que, entre outras questões, garantiu que Rúben ainda não foi interrogado. Pressão continua a fazer o Ministério Negócios Estrangeiros. A este propósito refira-se que já arrancou o novo ano judicial. Se o Presidente Marcelo aproveitou a ocasião para pedir um "pacto" aos partidos, a ministra da Justiça defendeu "melhor legislação", enquanto a Procuradora-Geral da República (PGR) solicitou mais "recursos humanos" e a bastonária da Ordem dos Advogados lançou duras críticas à ex-ministra mas não só.

A fechar, fique ainda a saber que o preço dos combustíveis vai descer na próxima semana, que as vendas do Samsung Galaxy Note 7 foram suspensas, e que o teatro e a televisão portugueses ficaram mais pobres: morreu a atriz Anna Paula.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório