Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Enfermeiro-atleta doa à paralisia cerebral um euro por Km percorrido

Um enfermeiro de profissão e atleta informal, mas que leva a corrida "muito a sério", decidiu correr 200 quilómetros e doar um euro por cada mil metros percorridos à Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), indicou hoje o corredor.

Enfermeiro-atleta doa à paralisia cerebral um euro por Km percorrido
Notícias ao Minuto

12:22 - 02/09/16 por Lusa

País Associação

Duarte Gil Barbosa, de 44 anos, trabalha no Hospital de São João (HSJ), no Porto, e há cerca de oito anos convive "de perto" com pessoas com paralisia cerebral. Esse "convívio" acentuou-se quando no agregado de um "familiar próximo" nasceu uma criança com esta patologia que afeta o controlo motor e a postura, em resultado de uma lesão não progressiva aquando do desenvolvimento do sistema nervoso central.

"Conheço a situação de perto e conheci o trabalho fantástico da APPC, daí ter decidido correr por esta causa. Não sou profissional a corrida, mas levo a corrida muito a sério", referiu à agência Lusa Duarte Gil Barbosa que está a desafiar os participantes da prova "24H Portugal 2016", que terá lugar em Vale de Cambra nos dias 17 e 18 de setembro, a doarem "nem que seja um cêntimo" à APPC.

No hospital onde trabalha, o enfermeiro já conseguiu adeptos para esta causa pois dois médicos anestesistas, apesar de não correrem na prova, decidiram doar à instituição o mesmo valor que Duarte Gil Barbosa vier a estabelecer.

A meta deste "atleta informal" é conseguir nas 24 horas de prova fazer 200 quilómetros entre paragens para comer e "reabastecer as energias".

"Não vai ser fácil. Sei bem disso. Na primeira edição do '24H Portugal' nenhum atleta conseguiu esta marca e no segundo ano só três é que a fizeram. De qualquer forma vou tentar os 200 quilómetros e por cada um entregarei um euro à APPC. Tenho esperança que tanto participantes, como familiares e espetadores da corrida abracem esta causa. Um cêntimo que seja é importante", disse Duarte Gil Barbosa, garantindo estar "muito motivado".

Em fevereiro, numa prova 'trail' realizada em Conimbriga, Duarte Gil Barbosa, que corre há 14 anos, conseguiu entre as 00:00 e as 15:30, fazer 120 quilómetros em alguns momentos "debaixo de chuva e neve", descreveu.

Chegou à meta em oitavo na classificação geral e em segundo no escalão de veteranos.

Agora, em Vale de Cambra, a ambição não é o pódio, mas sim "recrutar" outros possíveis "mecenas" para a instituição que entre outras valências tem em Gondomar, distrito do Porto, a chamada "Villa Urbana" onde moram pessoas com paralisia cerebral em unidades residenciais autónomas.

Também são serviços e valências da APPC um centro de reabilitação, um centro de atividades ocupacionais e um centro prescritor de produtos de apoio, entre outros.

Informação publicada pela instituição nas redes sociais aponta que Duarte Gil Barbosa irá contar com a colaboração da terapeuta Marta Silva e o apoio da dupla de atletas Marco Silva e Paula Santos.

"Duarte Gil Barbosa, que profissionalmente desempenha funções na área da saúde, pretende com esta prova (e com o inerente esforço de tentar atingir os 200 quilómetros percorridos) destacar o já longo e diversificado trabalho desenvolvido pela APPC", lê-se na nota da instituição.

O "24H Portugal" é um evento desportivo de corrida de resistência que irá decorrer no Parque da Urbano de Vale de Cambra, sendo composto por uma prova de longa duração - as tais 24 horas a correr - e uma prova de mais curta extensão de três horas a correr, com quatro partidas diferentes.

As duas provas poderão ser corridas a título solitário ou em estafetas.

A prova terá início às 12:00 do dia 17, terminando 24 horas depois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório