Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Bombeiros Voluntários de Leiria apelam à inscrição de novos elementos

Os Bombeiros Voluntários de Leiria precisam de novos elementos e abriram um processo de recrutamento para reforçar a corporação, disse hoje à agência Lusa o comandante José Almeida Lopes.

Bombeiros Voluntários de Leiria apelam à inscrição de novos elementos
Notícias ao Minuto

10:16 - 02/09/16 por Lusa

País Pedro Filipe Soares

As inscrições para o processo de recrutamento encerram no final do mês, sendo este "um processo de extrema importância, que tem como papel garantir efetivos necessários para o socorro à população", alertou o comandante.

"Neste momento não conseguimos aliviar a pressão que têm os restantes bombeiros que estão no ativo, nomeadamente na secção dos Cardosos e Monte Redondo, onde precisamos de mais 20 elementos em cada uma destas corporações. São ainda necessários mais 15/20 bombeiros para o quartel sede [Gândara]", revelou Almeida Lopes.

Segundo o comandante, sobretudo nos Cardosos, a população "sofreu o fenómeno da emigração, a que os bombeiros também não foram alheios", e "muitos elementos também partiram".

Além disso, as idades dos voluntários de Leiria são baixas. "Se por um lado é bom, por outro faz com que quando chegam perto dos 20 anos mudem de cidade para estudar ou ir trabalhar", constata o comandante.

"Querer e poder" são os principais requisitos para uma candidatura aos bombeiros voluntários, pois o "saber" será transmitido na recruta.

Para se candidatar é preciso ter um mínimo de 17 anos e a idade máxima de 55 anos. É necessário ter a escolaridade obrigatória (9.º ou 12.º ano, dependendo do ano de nascimento). "Depois da inscrição, os candidatos terão de passar nas provas físicas e psicotécnicas e cumprir a recruta nos Voluntários de Leiria".

Almeida Lopes refere que nos três quartéis, os Voluntários de Leiria têm 162 elementos, sendo que 134 pertencem ao quadro ativo, ou seja, "não têm qualquer limitação para desenvolver todas as atividades dos bombeiros". Apenas 24 são empregados da associação. "Todos os outros são voluntários", informa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório