Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Oito concelhos portugueses com risco 'Máximo' de incêndio

Oito concelhos de cinco distritos de Portugal continental apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Oito concelhos portugueses com risco 'Máximo' de incêndio
Notícias ao Minuto

06:55 - 02/09/16 por Lusa

País IPMA

Trancoso (Guarda); Oleiros, Mação, Sardoal e Vila de Rei (Castelo Branco); Pampilhosa da Serra (Coimbra); Arouca (Viseu) e Monchique (Faro) estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou também em risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' concelhos de vários distritos do interior norte e centro do país.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro até ao final da manhã e nas regiões do interior durante a tarde.

O vento será fraco soprando moderado do quadrante leste nas terras altas até ao início da manhã, e de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Para os Açores, está previsto céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, pontualmente forte em especial durante a tarde.

Quanto às temperaturas máximas, para hoje estão previstos 37 graus Celsius em Évora; 36 em Beja, Santarém e Castelo Branco, 35 em Portalegre, 34 em Lisboa, Vila Real, Guarda e Bragança, 33 em Braga e Faro e 24 no Porto e Viana do Castelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório