Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Acesso à montanha do Pico encerrado amanhã devido ao mau tempo

O acesso à montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal, vai estar encerrado sexta-feira à tarde devido ao agravamento das condições atmosféricas no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.

Acesso à montanha do Pico encerrado amanhã devido ao mau tempo
Notícias ao Minuto

17:35 - 01/09/16 por Lusa

País Açores

Uma nota do Executivo Açoriano adianta que a decisão do Parque Natural da ilha do Pico prende-se com a necessidade de "proteção e segurança dos visitantes".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que o furacão 'Gaston' deverá "atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia" de sexta-feira, afetando as ilhas dos grupos ocidental e central.

Desta forma, o acesso à montanha do Pico estará encerrado a partir das 14h00 de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa) e as 08h00 de sábado.

Também a casa da montanha, estrutura de apoio aos visitantes que sobem ao ponto mais alto de Portugal, com 2.351 metros de altura, estará encerrada entre as 20h00 de sexta-feira e as 08h00 de sábado.

Quanto à operação de sexta feira da empresa pública de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas, Atlânticoline, foi antecipada para hoje, devido à previsível "agitação marítima, acrescida de uma velocidade de vento considerável".

Em relação às viagens entre São Miguel e Santa Maria, no grupo oriental do arquipélago, a empresa informou, em comunicado, que se mantêm, "para já, no horário previsto de sexta-feira".

As previsões meteorológicas para sexta feira apontam para os grupos ocidental e central vento "muito forte" com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até oito metros nas Flores e Corvo e até seis metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

Espera-se que a tempestade tropical 'Gaston' diminua rapidamente de intensidade durante a sua passagem sobre o arquipélago, devendo ser absorvida por uma depressão extratropical a norte durante a tarde de sábado, explicou o IPMA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório