Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Elina Fraga congratula-se com "pacto" na justiça que Marcelo defendeu

A bastonária da Ordem dos Advogados (AO) congratulou-se hoje que o Presidente da República (PR) tenha desafiado os diversos agentes judiciários a alcançarem um "pacto" na justiça.

Elina Fraga congratula-se com "pacto" na justiça que Marcelo defendeu
Notícias ao Minuto

14:27 - 01/09/16 por Lusa

País Bastonária

"Falta fazer o pacto de que falou o PR", disse Elina Fraga no final da cerimónia de abertura do ano judicial, na qual Marcelo Rebelo de Sousa falou na necessidade de os parceiros judiciários fazerem um "pacto".

A bastonária referiu que a ideia lançada pelo PR veio "corroborar" aquilo que ela têm vindo a dizer ao longo dos anos de que têm de ser os juízes, os procuradores e os advogados os "motores de uma verdadeira reforma da justiça".

"Foi esta a grande mensagem que nos deixou aqui o Presidente da República", salientou Elina Fraga, referindo que os políticos, o Governo e a Assembleia da República deviam "inspirar-se" nos contributos resultantes desse pacto dos profissionais da justiça.

Segundo a bastonária, através de "reuniões parcelares", do diálogo e de toda uma dialética, os agentes do sistema judiciário devem dar contributos para possa "renascer um novo sentimento de justiça" nos cidadãos.

Quanto à perceção negativa que os cidadãos têm da justiça, Elina Fraga contrapôs que "a justiça não está tão mal como aparece muitas vezes na comunicação social, mas também não está tão bem como os políticos a querem colocar".

"É algures no meio que está a verdade", assinalou, dizendo ser preciso, agora, passar de um "cultura de diálogo" para uma "cultura de ação" para que a justiça possa ser melhorada em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório