Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Famílias diminuem intenções de compras neste Regresso às Aulas

Desde 2013 que não se verificava um decréscimo nas compras referentes ao início de um novo ano escolar.

Famílias diminuem intenções de compras neste Regresso às Aulas
Notícias ao Minuto

11:53 - 01/09/16 por Andrea Pinto

País Cetelem

Pela primeira vez desde 2013, as intenções de compra dos portugueses diminuíram em todas as categorias de produtos para o Regresso às Aulas. Segundo um estudo do Observador Cetelem, os artigos de vestuário e calçado continuam a ser os mais procurados nesta época, embora as preferência variem consoante a idade do estudante.

Enquanto as famílias com filhos em idade escolar planeiam ter gastos essencialmente com vestuário e calçado (83%), equipamento desportivo (60%) e despesas de educação várias (47%), os adultos que estudam optam por adquirir vestuário e calçado (54%), artigos de informática (51%), entre outras despesas de educação (44%).  

Embora o vestuário e o calçado se mantenha no topo da lista de compras dos portugueses, notou-se um decréscimo em 7% em relação ao ano anterior. O equipamento desportivo desce de 73% para 55% e as despesas de educação várias de 78% para 46%. De forma geral, o cenário é semelhante nas restantes categorias, nas quais também se verificou uma diminuição das intenções de compra.

“Este ano assistimos a uma inversão na tendência de crescimento das intenções de compra em praticamente todas as categorias. Ano após ano, os portugueses tinham vindo a aumentar as intenções de compra no Regresso às Aulas e este ano estão a pensar gastar menos, embora continuem a colocar no topo das suas intenções de compra os mesmos itens”, afirma, em comunicado, Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório