Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

A partir de hoje, diga adeus às lâmpadas de halogéneo

As lâmpadas LED vão passar a iluminar as casas de toda a União Europeia.

A partir de hoje, diga adeus às lâmpadas de halogéneo
Notícias ao Minuto

07:00 - 01/09/16 por Carolina Rico

País Energia

A partir de hoje, as lâmpadas de halogéneo direcionais, ou de foco, começam a ser descontinuadas em todos os Estados-membros, incluindo Portugal.

Num comunicado enviado às redações, a Quercus elogia a medida que considera “um importante passo para reduzir a fatura energética das famílias portuguesas”.

Nas prateleiras do supermercado as lâmpadas de halogéneo serão substituídas por alternativas mais eficientes e também mais baratas a longo prazo, como os LED. Os retalhistas só poderão vender o material que têm já em stock.

Os focos de halogéneo de baixa voltagem (abaixo dos 50 volts) não serão descontinuados para já, bem como dispositivos com aplicações especiais, como as luzes interiores dos frigoríficos, que pelo seu muito reduzido consumo não justificam ser substituídos.

Qual é a opção mais económica?

Uma lâmpada de halogéneo de foco com 50W de potência custa cerca de 2,30 euros, enquanto uma lâmpada LED com a mesma intensidade luminosa ronda os 8 euros, mas tem um tempo de vida muito superior à primeira.

Seriam precisas oito lâmpadas de halogéneo para iluminar durante o mesmo tempo de uma única lâmpada LED. Além disso uma lâmpada de halogéneo de classe D gasta oito vezes mais eletricidade em comparação com a lâmpada LED.

Tudo somado, custa 19 euros adquirir e utilizar uma lâmpada LED durante 10 anos, um montante que no caso das de halogéneo sobe para os 112 euros.

A Europa consome 382 TWh/ano em iluminação, um valor que corresponde ao consumo de eletricidade do setor residencial de cinco países juntos: França, Reino Unido, Holanda, Portugal e Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório