Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Nova Loja do Cidadão de Lisboa abre "no próximo verão"

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, apontou para o "próximo verão" a inauguração da nova Loja do Cidadão de Lisboa, localizada no Mercado 31 de Janeiro, freguesia de Arroios.

Nova Loja do Cidadão de Lisboa abre "no próximo verão"
Notícias ao Minuto

12:45 - 31/08/16 por Lusa

País Governo

"Onde agora apenas existe um mercado e um café, os lisboetas poderão, no próximo verão, revalidar o seu cartão de cidadão, tratar dos seus impostos ou dos papéis para a licença de maternidade", afirmou a ministra durante a assinatura do protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Câmara Municipal de Lisboa.

Quanto aos serviços disponibilizados na loja, a ministra sublinhou que o Governo não quer "apenas repor o que antes existia ou diminuir o tempo de espera".

"Queremos abrir novos serviços em novos formatos, novas formas de atendimento", frisou, indicando que "o Instituto de Mobilidade e Transportes [IMT] vai testar nesta loja gabinetes de atendimento personalizados para situações mais complexas, e o mesmo se passará com os serviços do Ministério da Justiça".

Esta nova Loja do Cidadão irá contar também com "uma sala para exames de condução" e alguns serviços da Câmara Municipal, nomeadamente da Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, [EMEL] e um balcão destinado ao envelhecimento ativo.

A Loja do Cidadão ficará localizada no primeiro piso do Mercado 31 de Janeiro, um espaço de dois mil metros quadrados, cujas obras de requalificação irão implicar um investimento entre "1,5 e 1,7 milhões de euros" e que será suportado pelo município, indicou a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.

Falando aos jornalistas no final da cerimónia, Graça Fonseca referiu que "o plano é começar ainda este ano as obras", pelo que o projeto para o espaço, que se encontra "bastante bem conservado", ficará a cargo da AMA.

"A empreitada será realizada pela Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com a AMA. O modelo de Lisboa é exatamente igual ao resto do país e, portanto, depois ao longo do período [de 50 anos], será pago pelo Estado uma remuneração ao município de Lisboa", acrescentou a antiga vereadora.

O presidente do executivo municipal de maioria PS, Fernando Medina, sublinhou que "este é seguramente dos dias mais importantes do ponto de vista das decisões para a melhoria das condições de vida e de trabalho na cidade de Lisboa", uma vez que a cidade vai "recuperar a sua Loja do Cidadão, avançando num processo de melhoria da qualidade de prestação dos serviços".

O mercado contará ainda com um acesso pela Avenida Fontes Pereira de Melo, onde "a obra já está a decorrer", acrescentou Medina.

Desde que fechou a loja do cidadão dos Restauradores em 2013, por decisão do anterior Governo, ficaram apenas duas lojas do cidadão no concelho: nas Laranjeiras e em Marvila.

Contudo, existem espaços do cidadão nos postos dos correios de Benfica, de Alvalade, do Calvário, do Chiado, da Praça do Município, de Santa Justa, do Socorro, da Avenida 05 de Outubro e dos Restauradores, bem como no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório