Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fenprof reúne-se para preparar intervenção sindical do novo ano letivo

Em cima da mesa vai estar não só o arranque do ano letivo, como a preparação da intervenção sindical para o ano que arranca em setembro.

Fenprof reúne-se para preparar intervenção sindical do novo ano letivo
Notícias ao Minuto

15:36 - 29/08/16 por Notícias Ao Minuto

País Educação

Mediante um comunicado enviado às redações, a Fenprof dá conta da reunião da direção, nos dois primeiros dias do ano escolar, para discutir e preparar a intervenção sindical do ano, altura em que prevê que as questões dos professores "deverão ganhar expressão maior".

Em causa estarão temas relacionados com o combate à precariedade, desbloqueamento das carreiras, condições de trabalho, incluindo horários e a aposentação dos professores.

"Simultaneamente, chegou o tempo de avançar com alterações significativas no sistema educativo, com relevo para aspetos como a gestão das escolas, a descentralização e a rede ou, ainda, as questões curriculares", enumera a Federação Nacional dos Professores, adiantando ainda que esta "será também oportunidade para fechar o programa das iniciativas com que, em outubro, se assinalará o Dia Mundial dos Professores, efeméride que tem este ano um significado maior".

Num plano mais imediato, a reunião do Secretariado Nacional da Fenprof vai analisar a forma como o ano letivo está a arrancar, designadamente em domínios como a colocação de professores, as respostas aos alunos com NEE [Necessidades Educativas Especiais] e os aspetos organizacionais das escolas e agrupamentos. O Orçamento do Estado para 2017, cuja proposta está em plena fase de elaboração são temas que a Fenprof vai discutir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório