Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

PJ já tentou ouvir Rúben mas este ainda não está em "condições"

O advogado do jovem alegadamente agredido em Ponte de Sor por dois irmãos iraquianos disse hoje que a Polícia Judiciária (PJ) já desenvolveu diligências para ouvir Rúben Cavaco, que continua internado no hospital de Santa Maria, em Lisboa.

PJ já tentou ouvir Rúben mas este ainda não está em "condições"
Notícias ao Minuto

16:14 - 26/08/16 por Lusa

País Ponte de Sor

"Já houve uma diligência para tentar ver se o menor [Rúben Cavaco] estaria em condições de prestar declarações, mas ainda não está. Eles próprios [Polícia Judiciária] puderam constatar que o Rúben ainda não tem noção do espaço, nem de tempo", disse o advogado Santana-Maia Leonardo à agência Lusa.

De acordo com o advogado, Rúben Cavaco, de 15 anos, já "conhece" a mãe, mas o seu estado de saúde "mantém-se como há dois ou três dias", sendo que, por vezes, "parece melhor", mas "ainda não está em condições de falar".

Santana-Maia Leonardo acrescentou, ainda, que recebeu na quinta-feira à noite o despacho de indeferimento por parte do tribunal para consulta do processo, em virtude do mesmo se encontrar ainda em segredo de justiça, a aguardar a acusação por parte do Ministério Público.

"O processo ainda está em segredo de justiça e por isso foi indeferido o meu pedido para o consultar", disse o advogado.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português entregou na quinta-feira ao encarregado de Negócios da Embaixada do Iraque, em Lisboa, o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador daquele país.

Numa entrevista à SIC, os filhos do embaixador iraquiano admitiram as agressões, afirmando que nunca tiveram a "intenção de ferir tão gravemente uma pessoa" e pediram "sinceras e sentidas desculpas" à vítima e à sua família.

Os dois gémeos disseram também que permanecerão em Portugal até o caso ser esclarecido e garantiram que não invocaram a imunidade diplomática de que gozam, assumindo as suas responsabilidades e enfrentando as consequências.

Ruben Cavaco, que chegou a estar em coma induzido após sofrer agressões na cabeça, saiu dos cuidados intensivos na terça-feira, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para onde foi transportado de helicóptero, na passada quarta-feira, data dos incidentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório