Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Doença renal: Crianças em campo de férias para partilhar experiências

O campo de férias pretende que as crianças assumam a doença e aproveitem para partilhar as experiências.

Doença renal: Crianças em campo de férias para partilhar experiências
Notícias ao Minuto

07:41 - 28/08/16 por Inês André de Figueiredo

País Férias

A Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) irá promover a segunda edição do campo de férias ‘CRESCE’, “exclusivamente organizado para crianças e jovens com Doença Renal Crónica”, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, na região de Cascais.

O objetivo será reunir 24 jovens ente os 9 e os 17 anos, de todas as partes do país, que se encontram em diversas fases da doença, desde pré-diálise, hemodiálise e transplantados”, pode ler-se no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O grande objetivo do campo de férias será “ proporcionar uma experiência de férias diferente”, em que existirão atividades de natureza e ao ar livre, assim como culturais. Porém, os “momentos de partilha e autodescoberta, que pretendem fomentar a autonomia e a confiança destas crianças e jovens” serão fundamentais para cumprir o esperado.

“Com a organização do CRESCE 2016 pretendemos proporcionar uma experiência diferente a estas crianças e jovens, fomentando um sentido de independência e autoconfiança que possa ajudá-los a melhor a sua qualidade de vida e a serem mais autónomas no seu dia-a-dia”, explicou Marta Campos, coordenadora da APIR.

Trata-se de querer que as crianças e jovens vivam o verão sem estarem concentrados na doença e que possam “interagir e partilhar experiências entre pares”.

“Como encerramento, o CRESCE 2016 vai realizar pela primeira vez, e no último dia da iniciativa (3 de setembro), o primeiro encontro de pais e cuidadores, que visa proporcionar um momento de partilha de experiências entre filhos, pais e profissionais de saúde, bem como de capacitar os pais e cuidadores de ferramentas de apoio para lidarem melhor com a doença dos seus filhos“, conclui a nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório