Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo manifesta pesar pela morte de ex-Presidente Walter Scheel

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje pesar pelo falecimento do ex-presidente da República Federal Alemã Walter Scheel, sublinhando o seu contributo para a normalização das relações com o bloco de Leste.

Marcelo manifesta pesar pela morte de ex-Presidente Walter Scheel
Notícias ao Minuto

15:24 - 25/08/16 por Lusa

País Óbito

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa manifesta o seu pesar pelo falecimento do ex-Presidente Walter Scheel que, como Chefe de Estado (1974-1979) e antes como ministro dos Negócios Estrangeiros, dedicou especial atenção ao respeito pelo Estado de Direito, aos valores democráticos e à promoção da integração europeia da Alemanha", divulgou o Palácio de Belém.

Numa nota divulgada na página da internet da Presidência portuguesa, Marcelo sublinhou que Walter Scheel, "em conjunto com Willy Brandt, desenvolveu a 'Ostpolitik', ou política de Leste, que visou normalizar as relações da Alemanha ocidental com as nações da Europa de Leste, incluindo a República Democrática Alemã".

O partido de Walter Scheel, o liberal FDP, anunciou na quarta-feira a morte do político alemão aos 97 anos.

Nomeado em 1961 ministro da Cooperação Económica do chanceler Konrad Adenaeur, num governo de coligação entre liberais e conservadores, colocou em 1969 o seu partido ao lado dos sociais-democratas e tornou-se ministro dos Negócios Estrangeiros de Willy Brandt.

Dirigiu a diplomacia alemã no início do diálogo com o bloco de Leste, no início dos anos 1970.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório