Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Incêndios: Governo estuda candidatura ao Fundo de Solidariedade da UE

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, disse hoje que a sua secretaria está a estudar se Portugal reúne condições para se candidatar ao apoio financeiro do Fundo de Solidariedade da União Europeia.

Incêndios: Governo estuda candidatura ao Fundo de Solidariedade da UE
Notícias ao Minuto

14:24 - 25/08/16 por Lusa

País Governo

"A linha [de apoio] existe, mas vamos ver se temos as condições. É preciso atingir um nível de prejuízos demasiado elevados para se conseguir a candidatura. Mas vamos tentar e trabalhar nela", disse o governante, em Coimbra.

Jorge Gomes falava aos jornalistas no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde se deslocou ao final da manhã para visitar uma bombeira e um técnico florestal, que sofreram ferimentos nos incêndios de Anadia e São Pedro do Sul, respetivamente.

A bombeira Liliana Bastos, de 32 anos, dos Bombeiros Voluntários de Anadia, encontra-se internada na valência de ortopedia, depois de no dia 10 ter sofrido uma queda, que lhe provocou a rotura de ligamentos num joelho, no combate ao incêndio que atingiu aquele município do distrito de Aveiro.

Mais complicada é a situação do técnico florestal Luís Duarte da AFOCELCA (Agrupamento complementar de empresas do grupo The Navigator Company e do grupo ALTRI), que se encontra internado na unidade de queimados em coma induzido, segundo fonte hospitalar.

O técnico, de 37 anos, despistou-se de automóvel quando observava uma frente de fogo em São Pedro do Sul (Viseu) e, na fuga, a pé, por uma zona já queimada, sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau em cerca de 55% da superfície corporal, sendo o seu estado considerado grave.

"Vim visitar a Liliana e o Luís Duarte e o CHUC, que tem dado este apoio, e trazer, acima de tudo, uma palavra de solidariedade do Governo para com eles e as suas famílias. Isto é um ato de solidariedade de um Governo que não descansa enquanto não ver esta gente bem", sublinhou o secretário de Estado da Administração Interna.

O governante disse que o país está a "meio da época mais grave dos incêndios" e apelou aos cidadãos para adotarem comportamentos corretos, "como a época o exige", salientando que o dispositivo do país está preparado para "tudo o que ainda possa acontecer e vai continuar a dar resposta".

A comissária europeia da Política Regional, Corina Cretu, afirmou hoje, a propósito dos incêndios em Portugal, que a situação é "uma prioridade absoluta para a União Europeia (UE)".

Nesse sentido, Corina Cretu referiu que as autoridades portuguesas "podem candidatar-se a apoio financeiro ao abrigo do Fundo de Solidariedade da UE", que, na sequência de catástrofes naturais, pode ajudar as comunidades a regressar à normalidade em toda a Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório