Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

"Em boa hora Paula Teixeira da Cruz criou lista de pedófilos"

“Cadastrar pedófilos é um bom começo”, admite Joaquim Jorge, referindo-se à lista criada pelo anterior Executivo e que inclui condenados pelo crime de abuso sexual de menores.

"Em boa hora Paula Teixeira da Cruz criou lista de pedófilos"
Notícias ao Minuto

13:05 - 25/08/16 por Goreti Pera

País Joaquim Jorge

Se há quem a critique, há também quem lhe encontre uma enorme utilidade. A lista de pedófilos – como é comummente designado o registo de identificação criminal de condenados pela prática de crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual de menor – conta, em menos de um ano, com 5.618 nomes.

“Cadastrar pedófilos, que foram condenados pela prática de crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual de menores, é um bom começo, como medida de persuasão para quem é pedófilo pensar duas vezes antes de prevaricar de novo”, acredita Joaquim Jorge.

O fundador do Clube dos Pensadores está entre os que consideram que tal lista permite “evitar a reincidência dos abusos sexuais”, sem que deva haver preocupações com a divulgação de dados dos condenados e com a estigmatização social.

Este pensamento, já defendido pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), é, segundo o biólogo, um “ exagero comparado com o crime horrendo que é a pedofilia”.

“A minha vida é há muito tempo um big brother. Há câmaras por tudo que é sítio, os meus cartões de crédito dão acesso a saber-se onde gasto o meu dinheiro e os meus gostos, a via verde informa por onde eu ando, o fisco vai ter acesso às minhas contas bancárias. Sabe-se tudo nesta sociedade nua e despida de afetos. Não me repugna nada que haja uma lista de pedófilos, que sejam controlados e estejam de baixo de olho das autoridades”, admite Joaquim Jorge.

O fundador do Clube dos Pensadores lembra, por isso, que pais e mães podem, após suspeitas fundadas, dirigir-se à PSP ou GNR para perceber se, na sua área de residência, vivem condenados por crimes de abuso sexual de menores. “Em boa hora Paula Teixeira da Cruz criou esta lista”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório