Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo pede hoje que se levante imunidade, 'bola' do lado do Iraque

Filhos do embaixador do Iraque em Portugal são suspeitos de ter agredido um jovem em Ponte de Sor, deixando-o entre a vida e a morte.

Governo pede hoje que se levante imunidade, 'bola' do lado do Iraque
Notícias ao Minuto

08:45 - 25/08/16 por Goreti Pera

País Diplomacia

A ‘bola’ está, agora, nas mãos das autoridades iraquianas. O Governo português já anunciou formalmente que vai pedir o levantamento da imunidade diplomática dos filhos gémeos do embaixador do Iraque em Portugal.

A garantia tinha já sido dada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros. Quando chegasse ao Executivo um pedido feito pelas entidades judiciais, a solicitação de levantamento de imunidade seguiria para o Iraque.

Depois de o Ministério Público se pronunciar, esta quarta-feira, e pedir ao MNE “a ponderação de intervenção no âmbito diplomático”, a tutela atuou e anunciou que o pedido vai ser feito esta quinta-feira.

“Considera‐se essencial para o esclarecimento dos factos, ouvir, em interrogatório e enquanto arguidos, os dois suspeitos que detêm imunidade diplomática. Em causa estão factos suscetíveis de integrarem o crime de homicídio na forma tentada”, explicou a Procuradoria-Geral da República numa nota emitida esta quarta-feira.

Haider e Ridha têm 17 anos e são suspeitos de ter agredido violentamente Rúben Cavaco, de 15 anos, à saída de um bar, em Ponte de Sor. Depois das brutais agressões, a vítima ficou estendida no chão até ser encontrada por trabalhadores do município que recolhiam o lixo.

Entretanto, numa entrevista à SIC, os jovens iraquianos invocaram legítima defesa, manifestaram-se disponíveis para colaborar com a polícia e negaram que tivessem invocado imunidade diplomática, assegurando que permanecerão em Portugal até à resolução do caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório