Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Dez concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Dez concelhos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Dez concelhos do continente em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

07:31 - 25/08/16 por Lusa

País IPMA

Celorico da Beira, Guarda e Sabugal (Guarda); Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra (Coimbra); Oleiros, Mação e Vila de Rei (Castelo Branco) e Monchique (Faro) estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco muito elevado vários concelhos de sete distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê céu muito nublado no litoral norte e centro e, a partir da tarde, aumento de nebulosidade com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e de aguaceiros, que poderão ser de granizo, em especial nas regiões montanhosas do interior Norte e Centro.

No arquipélago dos Açores espera-se céu muito nublado e possibilidade de períodos de chuva fraca nas ilhas dos grupos ocidental e central.

Na Madeira, a previsão é de céu nublado e pequena descida da temperatura máxima.

Segundo o IPMA as temperaturas vão atingir os 37 graus Celsius em Évora; 36 em Castelo Branco; 35 em Bragança; 34 em Vila Real e Santarém; 33 em Viseu; 32 em Faro; 31 em Lisboa; 37 no Funchal; 26 em Ponta Delgada e 24 no Porto e Viana do Castelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório